Processo contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.




PROCESSO CONTÁBIL DE UMA EMPRESA COMERCIAL


1 Aplicações Financeiras


Uma administração empresarial eficiente envolve, entre outros aspectos, ogerenciamento dos recursos financeiros de modo a otimizá-los. Isto se faz necessário pelo fato de os recursos financeiros representarem, geralmente, o fator de produção mais escasso e em conseqüência o mais caro, principalmente em nosso País onde se praticam taxas de juros elevadíssimas.
Diante de tal situação o administrador moderno deve buscar a melhorsolução de rentabilidade para os recursos de sua empresa, alocando-os no objeto social de sua entidade, aí incluídos os estoques de mercadorias, matérias-primas, vendas a prazo, ativos permanentes – imobilizado e diferido. Se, porém, a entidade apresentar riqueza própria em excesso ou excesso de disponibilidades, mesmo que temporários, deverá aplicá-los em investimentos que, dependendo da natureza efreqüência dessas sobras, podem ser temporários ou permanentes, pois deixar esses recursos ociosos, sem nada produzir seria desperdício inadmissível e indicativo de administração deficiente.
Por estes aspectos apresentados é que as empresas, mesmo que não seja seu objeto social principal, aplicam os excessos de recursos, temporários oupermanentes, em investimentos que podem assumir natureza diversa, porém sempre objetivando melhor alocação de recursos e buscando rentabilidade que é, em última análise, o objeto principal de qualquer empreendimento empresarial.
Portanto, no mercado de capitais são negociado títulos, valores mobiliários e ativos financeiros que, de acordo com ascaracterísticas do ativo ou contrato objeto da operação, podem ser classificados em 2 (dois) grandes tipos:
Títulos de Renda Variável; ou
Títulos de Renda Fixa.
No que se refere aos títulos de renda variável, são aqueles em que a rentabilidade depende da oferta e da procura e varia de acordo com as condições momentâneas do mercado de capitais. Elescompreendem todas as operações realizadas nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, bem como as operações com ouro, ativo financeiro, realizadas fora de bolsas, com a interveniência de instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (bancos, corretoras e distribuidoras), ressalvadas as operações de mútuo e de compra vinculada à revenda com ouro, ativo financeiro, e asoperações de financiamento

Títulos de renda variável

Ativos (ou títulos) de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, como acontece com os de renda fixa. Aqueles títulos podem variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado de capitais,ou seja, sua rentabilidade está atrelada a lei da oferta e da procura.
Esses títulos são negociados em bolsas de valores, sendo que os mais comuns são:
as ações;
os fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros);
as quotas ou quinhões de capital;
os commodities (ouro (Ativo Financeiro), moeda e outros); e
os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de...
tracking img