Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
João Batista Vilanova Artigas (1915 – 1985), ao lado de Frederico Kirchgässner e Lolô Cornelsen, é responsável pelas primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba. Graduou-seEngenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP. Embora tenha atuado principalmente em São Paulo, Artigas deixou significativas obras em Curitiba, e mesmo no interior paranaense. É de a antigaestação rodoviária de Londrina, hoje transformada em Museu de Arte.
Suas primeiras obras em Curitiba, datam dos anos de 1940, quando sua arquitetura era fortemente influenciada pelos projetos de Frank LloydWright. Mais tarde, Artigas assumia a influência de Lê Corbusier, marcadamente reconhecida na residência de João Luiz Bettega, hoje denominada Casa Vilanova Artigas. É forte na formação de Artigas aconvivência com os artistas populares de São Paulo do grupo Santa Helena, a chamada “Família Artística Paulista”.
Paralelamente a atividade de arquiteto, ele se dedicou, ao longo de sua vida, aomagistério; inicialmente na Politécnica de São Paulo, mais tarde, no curso de Arquitetura da USP. Em 1962, quando foi implantado o curso de Arquitetura na UFPR, Artigas foi convidado para integrar o corpodocente. Embora tenha declinado o convite, proferiu inúmeras palestras e sua produção influenciou toda uma geração de alunos. Muitas obras de Artigas representam a interpretação da “Casa Paranaense”remetendo sempre as memórias de sua infância no Paraná.
Principais obras
Além de inúmeras residências, edifícios comerciais, instituições e escolas, Artigas deixou projetos reconhecidosnacionalmente:
Em São Paulo: A sede da Faculdade de Arquitetura da USP-FAU-USP e o Estádio do Morumbi.
Em Londrina: A antiga estação rodoviária, hoje transformada em museu; a Casa da Criança e o Cine Ouro Verde.Em Curitiba: Hospital São Lucas, Casa Vilanova Artigas e a Residência Niclievicz.
Ao todo, Artigas deixou aproximadamente 700 projetos/obras espalhadas pelo Brasil. Por sua importância para a...
tracking img