Metabolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metabolismo

Carlos de Matos
2006/2007
Considerações iniciais

Programa

1ª Parte – Introdução ao Metabolismo
- Fluxo de energia no mundo biológico
- Ciclo da matéria

2ª Parte – Estudo das principais vias metabólicas, quer catabólicas que anabólicas
- Metabolismo dos hidratos de carbono; glicólise, ciclo de Krebs, fosforilação oxidativa;- Metabolismo das gorduras: degradação e síntese de ácidos gordos
- Metabolismo dos aminoácidos: ciclo da ureia e ciclo da glutamina
- Metabolismo das proteínas: proteólise intracelular extralisossómica

3ª Parte – Integração metabólica e unidireccionalidade das vias metabólicas
- Padrões do metabolismo energético nos tecidos animais

Quanto aometabolismo dos hidratos te carbono, vão estudar-se vias anabólicas e catabólicas. O metabolismo dos hidratos de carbono inclui muita coisa.
Relativamente aos aminoácidos e às proteínas, vai estudar-se mais o catabolismo. O anabolismo de proteínas é estudado na Biologia Molecular. A degradação de muitos compostos, incluindo proteínas, dá-se nos lisossomas, mas uma outra via de catabolismo dasproteínas é extralisossómica e dá-se com intermédio da ubiquitina.
O metabolismo é constituído por muitas reacções, anabólicas e catabólicas, relacionadas. O que interessa no metabolismo é estudá-lo em termos bioenergéticos e conhecer as vias metabólicas centrais. As vias centrais são a glicólise e o ciclo de Krebs.
Tem de se conhecer as vias e outro aspecto importante é a regulação. Tudo temde ser regulado, tudo tem de estar em equilíbrio dinâmico, em homeostase ou homeostasia. É importante estudar também a compartimentação celular.

Princípios básicos da disciplina

- Composição química e estrutura das principais moléculas bioquímicas (hidratos de carbono, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos)

- Cinética enzimática (todas as reacções são catalizadas porenzimas)

- Termodinâmica

- Potenciais electroquímicos

- Potenciais redox
Objectivo da disciplina

Evidenciar as vias metabólicas centrais no que respeita a:

1. Transformações que nelas ocorrem

2. Sua interrelação

3. Rendimento energético

4. Regulação

5. Compartimentação celular

Procura-se ter uma visão global.Introdução ao Metabolismo

Metabolismo

Metabolismo, anabolismo e catabolismo

Metabolismo é a ciência que estuda os processos de síntese e degradação de biomoléculas. Os primeiros constituem o anabolismo, e os segundos o catabolismo, sendo a primeira a via biossintética e a segunda a degradativa.
O Metabolismo é constituído por reacções: o metabolismo biossintético tem reacçõesanabólicas e o metabolismo degratativo tem reacções catabólicas. As primeiras requerem energia e as outras libertam energia, de que as outras precisam. No metabolismo há uma transdução de energia, estando em jogo energia química.

Relação entre metabolismo e anabolismo

O anabolismo e o catabolismo são processos opostos que ocorrem nas células dos seres vivos e, embora divergentes, estãointerrelacionados. Estes processos, apesar de serem opostos, não são independentes. As coisas estão interrelacionadas, podendo os produtos do catabolismo constituir substratos da outra forma.
O anabolismo e o catabolismo são processos opostos e isto parece um conflito que não ocorreria em simultâneo nas células mas, na verdade, ocorre. As vias metabólicas, quer catabólicas que anabólicas,têm regulação independente e, muitas vezes, as vias de regulação estão em compartimentos celulares diferentes. O local onde ocorre cada uma das vias é, de um modo geral, diferente.

Transdução de energia no metabolismo

As proteínas, hidratos de carbono e outros compostos são degradados no catabolismo, dando produtos pobres em energia, como água, Co2 e amónia. Estas reacções...
tracking img