Mitos falsos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitos
ASSIRIOS/BABILONICOS
As Origens dos Deuses
Os deuses babilônicos não são originários de Éden ou de Paradísia como a maioria das divindades de outros panteões. Apsu e Tiamat são criaturasnativas de Infernun ou Éden. A maioria dos estudiosos dizem que Infernun é seu plano de origem. Seja como for, Tiamat viajou muito cedo para Arkanun, sendo uma das primeiras deuses a atravessar abarreira. Foi dada como um dragão nativo daquele plano devido ao tempo em que ali ficou.
Na época dessa travessia, ocorreu a guerra dos deuses e a morte de Apsu. Desde essa época. Tiamat se tornou inimigade seus filhos, os deuses babilônicos. Marduk foi seu maior oponente, mas os dois nunca se enfrentaram diretamente em Arkanun.
A deus atravessou a barreira para a Terra, sendo uma das primeirasdivindades a fazê-lo. Conseguiu estabelecer alguns cultos, mas foi destituída por Marduk, que a seguiu ea enfrentou diretamente. O confronto resultou na morte da deusa. Seu espírito foi jogado no Inferno ,estabelecendo seu covil no Primeiro Círculo.
Depois disso, os outros deuses tiveram coragem para cruzar a barreira e estabelecer seus cultos. Então começou a relação entre essas divindades e o povoda Mesopotâmia. Começaram as histórias de heróis como Gilgamesh, Utnapishtim, Etana e Adapa.O sábio Adapa foi um dos
principais, pois após ser enganado por Éa, desencantou-se com os deuses e decidiutrilhar seu próprio caminho. Durante muito tempo, ainda serviu seu pai e senhor, mas secretamente auxiliava os mortais para fugirem da ira e da manipulação daquelas criaturas. Mesmo respeitandodivindades como Anu e Marduk, Adapa passou a odiar Éa.
O mago imaginava que o deus queria sempre proteger a humanidade, como fizera no dilúvio. Mas tudo não passava de um jogo. Éa queria servos fiéis esábios, mas que não se sobressaíssem demais. Os direitos da humanidade ainda estavam abaixo dos deuses.
Adapa usou sua magia para prolongar sua vida e saiu da Mesopotâmia, exilando-se e procurando...
tracking img