mesopotamia

Páginas: 3 (737 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
mesopotâmia
A Mesopotâmia se desenvolveu na região que hoje conhecemos como Oriente Médio e seu território estava entre os rios Tigre eEufrates (região do atual Iraque). A denominação Mesopotâmia deriva do grego mesos (meio) e potamos (rio), significando “terra entre rios”.
A região entre os rios Tigre e Eufrates foi o berço de diversasdas civilizações desenvolvidas ao longo da Antiguidade. O aparecimento de tantas culturas nessa região é usualmente explicado pela fundamental importância dada aos regimes de cheias e vazantes quefertilizavam as terras da região.
Povos da MesopotâmiaSumérios (IV milênio A.C.)
de origem desconhecida, que estabeleceram uma civilização nas regiões próximas ao atual Golfo Pérsico. Os sumérios desenvolveram canais de irrigação,contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e também ficaram conhecidos na história como os inventores da roda (invento que revolucionou os meios de transportes). Além disso, foram responsáveispor criar uma das mais antigas formas de escrita (cuneiforme) e construíram as primeiras cidades da história (a primeira Revolução Urbana), chamadas de cidades-estado (as principais foram Ur, Uruk eLagash).
Acádios (2350 A.C.)
de origem semita, e que formaram o Império Acádio, primeiro grande Estado desenvolvido na MesopotâmiaBabilônios (1900 A.C.)
também de origem semita, foram os responsáveis por desenvolver o segundo e maior império de toda a história da Mesopotâmia. Hamurábi (1728-1686 a.C.)foi o principal rei babilônico. Durante seu governo, a Babilônia se tornou um dos maiores centros comerciais do mundo antigo; ele unificou toda Mesopotâmia. Hamurábi também criou o primeiro código...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mesopotâmia
  • mesopotâmia
  • mesopotamia
  • mesopotamia
  • A Mesopotâmia
  • Mesopotâmia
  • Mesopotamia
  • MESOPOTAMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!