Mesop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mesopotâmia é considerada o Berço da Civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia aonde surgiram os primeiros Estados por volta do quarto milênio a.C. As primeirascidades foram o resultado culminante do crescimento da população e do aumento da produção agrícola, que se originou da adoção da agricultura como forma de vida, em oposição àcaça.

O surgimento dos primeiros núcleos urbanos na região foi acompanhado do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos,evitava inundações e garantia o armazenamento de água para as estações mais secas.

Fazia-se necessário a construção dessas estruturas para manter algum tipo de controlesobre o regime dos rios Tigre e Eufrates. Esses rios gêmeos, em função do relevo que os envolve, correm de noroeste para sudeste, num sentido oposto ao rio Nilo, sendo asenchentes na Mesopotâmia muito mais violentas e sem uniformidade e a regularidade apresentada pelo Nilo.

Os mesopotâmicos não se caracterizavam pela construção de umaunidade política. Entre eles, sempre predominaram os pequenos Estados, que tinham nas cidades seu centro político, formando as chamadas cidades-estados. Cada uma delas controlavaseu próprio território rural e pastoril e a própria rede de irrigação. Tinham governo e burocracia próprios e eram independentes.

Mas, em algumas ocasiões, em funçãodas guerras ou alianças entre as cidades, surgiram os Estados maiores, sempre monárquicos, sendo o poder real caracterizado de origem divina. Porem, essas alianças eramtemporárias. Apesar de independentes politicamente, esses pequenos Estados mesopotâmicos eram interdependentes na economia, o que gerava um dinâmico processo de trocas.
tracking img