AULA DE ESTUDO EGITO E MESOP

390 palavras 2 páginas
AULA DE ESTUDO – 02/09/15

MESOPOTÂMIA
A mesopotâmia era uma região que ficava entre dois rios: Tigre e Eufrades, isso tornava ela uma área bastante irrigada, ideal para plantio e agropecuária. Naquela época os povos buscavam regiões próximo a rios para construírem suas comunidades e por isso que a mesopotâmia foi bastante disputada.
Com isso, vários povos habitaram aquela região, como por exemplo os SUMÉRIOS. Estes se destacaram pela construção de um sistema de controle de água (canais de irrigação, barragens e diques) e também pela criação da primeira forma de escrita, a CUNEIFORME (Inclusive, tudo que sabemos hoje sobre eles se deve a essa escrita, que eles colocavam em pedras). Eles usavam a escrita para relatar coisas do cotidiano, assim como registros administrativos, econômicos e políticos da época.

Depois dos Sumérios, vieram os BABILÔNIOS que criaram o primeiro projeto de lei, conhecido como CÓDIGO DE HAMURABI (“Olho por Olho, Dente por Dente”). Esse código foi criado para organizar e controlar a sociedade (O criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido). Além disso, desenvolveram um calendário no intuito de identificar o período de cheio dos rios, assim como o famoso relógio de sol.
Depois dos Babilônios, foram os ASSÍRIOS que dominaram as terras da mesopotâmia, eles se destacaram pela criação de uma cultura militar, eram bastantes violentos e acreditavam que o poder só poderia ser obtido através de guerras. Enfrentaram uma serie de revoltas populares devido a suas crueldades.
Depois da passagem de várias civilizações pela terra, foi feita a revolução agropastoril, onde foram feitas mudanças na forma de organização das aldeias. Foram criadas cidades, teve início ao comércio, e isso trouxe uma divisão social, devido ao surgimento de famílias ricas e famílias pobres. Isso trouxe uma desigualdade, onde teriam que decidir quem seria a mais poderosa, e é claro a família rica por ter mais capital ficou comandando. Com todos os

Relacionados