mesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O primeiro passo é definir o projeto da bancada, como ela será construída e que dimensões terá. A partir daí, podemos definir uma lista dos materiais que serão usados.

Como se trata de uma bancadade madeira, definimos as espessuras das peças que serão utilizadas, bem como o tipo de madeira que será aplicado.
É importante que a bancada seja robusta e resistente, além de permitir a realizaçãode qualquer tipo de trabalho sobre ela.
Quanto ao tipo de madeira, precisa ser, de preferência, maciça e pesada, o que dará uma boa estabilidade. Imagine você trabalhando em uma bancada toda mole,balançando. Não dá certo.
O ideal é comprar as madeiras já aparelhadas em alguma madeireira, que possui máquinas próprias para isso. Nesta bancada usamos:

Tampo: (1,30 m x 0,58 m x 4,5 cm) – 2pranchas de 0,29 m de peroba emendadas;
Pés: (0,86 m x 10 cm x 5 cm) – 4 peças de viga;
Travessas horizontais: (5 m lineares x 7 cm x 5 cm) – Caibros.
Adquirimos as peças em tamanhos maiores e, apósfazer todas as marcações, foram cortadas nos comprimentos desejados, usando-se uma serra circular manual.
Para que os cortes saíssem perfeitos, usamos como guia um pedaço de sarrafo fixado com gramposàs vigas, o que serviu de apoio para a base da serra circular deslizar corretamente. Demos os descontos de medida necessários da lateral da base até o eixo da serra.



Depois das peças cortadasnos comprimentos certos, passamos às marcações…



…para começar as furações necessárias para montá-la. Estas furações podem ser feitas com uma furadeira de bancada ou com uma furadeira presa a umsuporte vertical…



…ou com uma furadeira manual, usando-se um gabarito para que os furos saiam alinhados.
Criamos dois quadros laterais, que depois foram interligados por três travessas, duasem baixo e uma em cima e atrás.



Por uma questão didática, unimos os dois quadros laterais de maneiras diferentes, mostrando com isso duas opções de fixação. Na primeira opção, usamos...
tracking img