Merengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Merengue

O Merengue é uma dança folclórica dominicana que se difundiu mundialmente e que muitos consideram como a dança nacional da República dominicana.
Origem: As origens do Merengue são muito discutidas. Entre as opiniões diferentes sobre o tema encontramos:
1) Foi Alfonseca quem inventou o Merengue (Segundo Flérida de Nolasco).
2) Sua origem e aparição se perde nas brumas o passado(Julio Alberto Hernández).
3) Nasceu com caráter de melodia criola após a batalha de Talanquera onde triunfaram os dominicanos (Rafael Vidal).
4) Parece que o Merengue provem de uma música cubana chamada UPA, que passou por Porto Rico, de onde chegou a Santo Domingo em meados do século passado (Fradique Lizardo).Na realidade pouco se sabe de concreto sobre a origem do merengue. Em meados doséculo passado, de 1838 a 1849, uma dança chamada URPA ou UPA Habanera, passou pelo Caribe chegando a Porto Rico onde foi bem recebida. Esta dança tinha um movimento chamado merengue que ao que parece, é a forma que se escolheu para designar a dança e que chegou à República Dominicana, onde nem sequer foi mencionado nos primeiros anos.. Posteriormente foi bem recebido e até o coronel Alfonsecaescreveu peças da nova música com títulos muito populares como "¡Ay, Coco!", "El sancocho", "El que no tiene dos pesos no baila", e "Huye Marcos Rojas que te coje la pelota".
O Merengue surgiu por volta de 1844 e já em 1850 tornou-se moda, desbancando a Tumba, até então o ritmo mais popular dominicano. Inicialmente teve muitos desafetos. No começo da década de 1850 começou a surgir nos jornais dacapital dominicana, uma campanha em defesa da Tumba e contra o merengue que reagia ao auge que ia adquirindo o primeiro em detrimento da última.
A estrutura musical do merengue, na forma que se pode considerar mais representativa, constava de passeio, corpo ou merengue, e "jaleo". Toda a música se escreve em ritmo 2 x 4 e existiam discrepâncias quanto ao número de compassos que constituíam cadaparte, pois se abusava às vezes ao alargá-las "ad infinitum".
As formas literárias que acompanham o merengue são as mais comuns dentro da música popular , com copla, seguidilla e décima, e algumas rimas.
Desde o começo o merengue era tocado com os instrumentos mais comuns e mais fáceis de se adquirir pelo povo, as bandurrias dominicanas, o "Tres", o "Cuatro" (instrumentos similares a um pequenoviolão, porém com três ou quatro cordas). No final do século passado também o acordeón, de origem alemã, que pelo seu fácil manejo tomou o lugar bandurria. Por suas escassas possibilidades melódicas este instrumento limitou a música que interpretava e assim o merengue se conservou de certa forma desvirtuado com relação ao original.
Com esta variante o merengue se adentrou na sociedade dominicana,integrando-se por completo a certos setores sociais, desbancando imediatamente outras danças que como a Tumba, por exemplo, requeriam de seus executantes (dançarinos) um grande esforço mental e físico. Este último tinha pelo menos onze figuras diferentes. É fácil de imaginar por quê o merengue com sua coreografia reduzida a mais simples expressão pôde desbancar a todos os seus rivais e atrair ofervor do povo.
Dança: A coreografia do Merengue se reduz ao seguinte: O homem e a mulher entrelaçados se movimentam lateralmente no que se chama "passo da empalizada", logo podem dar voltas para a direita ou para a esquerda. Isto costitui o verdadeiro "Merengue de salão", no qual os pares não se separam jamais. Existe também o que se conhece com o nome de "merengue de figura" no qual os paresfaziam muitas evoluções e adornos ou "floreios" como se chamava, porém sempre sem soltar-se.
O Merengue genuíno e autêntico só sobrevive hoje nas zonas rurais da República Dominicana. A forma tradicional do Merengue tem mudado com o passar dos anos. O passeio desapareceu. A estrutura musical (corpo) tem aumentado: ao invés de 8 a 12 compassos , às vezes temos desde 32 até 48. E o " jaleo" tem...
tracking img