Mercosul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado Comum do Sul - é um bloco econômico criado em 1991, pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai baseado no Mercado Comum Europeu. Em 2004, os países chamados andinos como o Chile, Bolívia,Equador, Colômbia e Peru se associaram ao MERCOSUL.
É uma união alfandegária à qual se agregam a livre mobilidade dos fatores produtivos entre os países membros e a adoção de uma política comercialcomum.
Contempla a coordenação de políticas macroeconômicas setoriais dos membros. Além disso, pode requerer a harmonização das legislações nacionais.
O Mercado Comum do Sul ( MERCOSUL ) foi criado em26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países : Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela(entrou em julho de 2006)
Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo deintegração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momentocomo países associados ao MERCOSUL.
Atualmente, os países do MERCOSUL juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhõesde dólares.
O MERCOSUL possui uma estrutura orgânica intergovernamental (não há órgãos supranacionais), havendo, contudo, uma Presidência Pro Tempore, exercida por sistema de rodízio semestral. Asdecisões do MERCOSUL são sempre tomadas por consenso e sua organização compreende:
Espera-se que o MERCOSUL supere suas dificuldades e comece a funcionar plenamente e possibilite a entrada de novosparceiros da América do Sul. Esta integração econômica, bem sucedida, aumentaria o desenvolvimento econômico nos países membros, além de facilitar as relações comerciais entre o MERCOSUL e outros blocos...
tracking img