Mercator

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UTM

Escola Holandesa de Cartografia.

Nas suas florescentes cidades comerciais passavam os mercadores e os navegantes de todas as nações, desta forma, os holandeses tinham notícias fiéis erecentes de todas as partes do mundo. Situados entre três grandes potências da Europa (França, Inglaterra e Alemanha) e dependentes da Espanha, a maior potência marítima da época, os pequenos Países Baixosforam uma grande Praça do Mercado Europeu.

No século da independência dos Países Baixos, os holandeses converteram-se em um povo navegante e colonizador.

Em nenhum outro período da história daCartografia encontramos tão abundante produção de mapas de primeira categoria, como na idade de ouro da cartografia holandesa, que iniciou nos meados do século XVI e terminou aproximadamente um séculodepois.

Mercator.

Considerado “o pai” da cartografia holandesa é Gerhard Kremer (1512-1594), com a latinização de seu nome passou a Geraldo Mercator. Estudou na Universidade de Lovaina e um deseus professores foi Gema Frisius, cosmógrafo holandês, introduziu os princípios básicos da triangulação.

As Cosmografias está entre os livros mais populares do Renascimento. Que no qual,tratava-se de textos de Geografia, de Astronomia, de História Natural e de Ciências Naturais, ordenados por região e ilustrados com mapas e figuras.

Mercator construiu, em Duisburgo, globos terrestres einstrumentos, e fora nesta época que começou a fazer mapas. Em seguida mudou-se para Lovaina, onde fundou e dirigiu um dos estabelecimentos de cartografia mais importante daquele tempo.

Seu principalmérito foi o de libertar a Cosmografia da influência de Ptolomeu. Mercator examinou com senso crítico os mapas mais antigos e estudou as crônicas dos navegantes e dos exploradores, e ele própriorealizou numerosas viagens. Devido a elaboração do mapa da Europa, feito em 1554, tornou-se famoso, no qual reduziu o comprimento do Mar Mediterrâneo para 53°, corrigindo assim o mapa de Ptolomeu....
tracking img