Mercado pet shop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICRO E MACRO ECONOMIA
Os números de Pet Shops no mundo crescem a cada ano. No mercado brasileiros cuidados com um animal de estimação movimentaram cerca de R$ 11 bilhões no mercado em 2010 e essa indústria cresce entorno de 20% ao ano, segundo os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet). A linha de produtos veterinários, somente no Brasil,movimentou R$ 9 bilhões de reais por ano. Esse expressivo crescimento econômico do setor se deu pelo alto índice de natalidade de animais domésticos que é proporcionalmente igual ao de seres humanos.
Sendo assim, o número de Pet Shops ocupa hoje grande destaque na economia mundial. O Brasil ocupa o segundo lugar em número de cães e gatos, totalizando em média 48 milhões de animais em todo o país.O mercado brasileiro de produtos pet já é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Com o crescimento acelerado do mercado mundial de produtos pet, que movimenta 73 bilhões de dólares por ano. Os Pets Shops têm inovado bastante, com produtos e serviços diferenciados, de alto nível e serviços de entrega. Hoje em dia, podem ser contratados serviços mais usuais como hotéis,pet shops e outros diferenciados como acupuntura, planos de saúde e grandes jantares beneficentes para ação contra animais abandonados, etc.

Segundo a ANFAL – Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para animais de estimação, o Brasil tem uma população estimada em cerca de 31 milhões de cães, 15 milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e ainda 500 mil aquários. Os Estados Unidos emprimeiro lugar possuem 27,9 milhões de cães, 12 milhões de gatos e 4 milhões de outros pets. Conforme a pesquisa ANFAL PET, no Brasil apenas 37% desses animais consomem alimentos industrializados, um percentual baixo em relação aos países Europeus como o Reino Unido, onde 60% dos animais de estimação consomem rações e a França chega a 80%.
Com isso, observa-se que o mercado brasileiro pode ir muitoalém dos resultados conquistados e tem um grande potencial ainda a ser explorado.
Na Bahia devido à grande procura do público por animais de estimação o mercado pet cresce rapidamente. Alguns donos de Pet têm investido grandes quantias, pois se sentem estimulados com o cenário econômico desse segmento.
Em Salvador, alguns donos têm investido em criatividade, como a inauguração do primeiro PetShop da cidade que será um centro de cuidados para animais que irá disponibilizar produtos e serviços com padrão internacional, que vão desde atendimentos médicos, a salão de beleza que oferece vários tipos de banhos, tosas, esmaltes, roupas e até refrigerantes para cães.
Segundo dados da ASSOFAUNA – Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviços e Defesa destinados ao usoAnimal, 63% das famílias A e B possuem animal de estimação e os consideram como membros da família. Este número passa para aproximadamente 64% quando se trata da classe C.
A população de Salvador teve um acréscimo de 556 mil habitantes nos últimos 9 anos. Segundo o IBGE a capital passou de 2.443,107 residentes no ano 2.000 para os 3 milhões atuais, representando um crescimento de 22,7%. Junto a issohouve um aumento da necessidade de adquirir animais de companhia, em especial cães e gatos.
De acordo com o IBGE cerca de 32,2% da população soteropolitana possui um ou mais animais domésticos em seus lares – o que representa 960 mil pessoas no universo total de 3 milhões de habitantes. Entre esses proprietários que mais frequentam os Pets Shops na capital baiana, destacam-se as mulheres (61,6%),com idades entre 35 e 44 anos (21,9%), solteiras (55%) e de classe D e E (52,6%). Outra informação é que entre os que possuem animais domésticos, 68,6% são donos de cães, 29,4% passarinhos e 24,3% tem gatos como bichos de estimação.
Segundo informações da SMS – Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses), Salvador possui uma população de 360 mil caninos e 80.000 felinos. Sobre...
tracking img