Mercado importador de carne desossada de bovino fresca ou resfriada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO IMPORTADOR DE CARNE DESOSSADA DE BOVINO FRESCA OU RESFRIADA.


INTRODUÇÃO
Em várias religiões antigas, o boi e a vaca são animais carregados de significado simbólico relacionado a ritos religiosos. Assim, no Egito se incluía entre as divindades a vaca Hathor, encarnação da Grande Mãe celestial. O culto hindu à deusa Sarasvati identifica o bovino com a Terra e o Sol.
No Brasil acarne bovina é um dos principais pratos, apreciado em todos os estados, o prato mais famoso desse tipo de carne é o churrasco. Os consumidores, que estão se tornando mais esclarecidos e exigentes, buscam por produtos de maior qualidade. Adicionalmente, a preocupação com os aspectos relacionados à saúde e bem estar das pessoas, também tem aumentado consideravelmente. No caso específico das carnes,essa demanda acontece tanto pelos atributos intrínsecos de qualidade como, maciez, sabor, quantidade de gordura, como também, pelas características de ordem ou natureza voltadas para as formas de produção, processamento, comercialização, etc.
O consumo de carne bovina segue as disparidades da renda existentes no País. O grupo de pessoas de renda elevada tem taxas de consumo semelhantes às dosmaiores consumidores mundiais, mais de 50 kg/hab./ano, enquanto as camadas de baixa renda têm consumo de terceiro mundo, com menos de 10 kg/hab./ano. A disponibilidade interna situa-se em torno de 34 kg/hab./ ano.
Objetivou-se com este artigo caracterizar o processo de importação de carne bovina por empresas brasileiras, debatendo o comportamento deste segmento no mercado e as necessidade do mesmo.Do ponto de vista metodológico, a pesquisa caracteriza-se, quanto aos fins, descritiva, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental e, quanto à análise do problema, quantitativa baseada nas importações das empresas brasileiras.
As partes que compõem este artigo são: uma introdução, objetivos, metodologia, considerações finais e referencias bibliográficas

OBJETIVOS
Embora a indústrianacional, de acordo com Oliveira (2006), esteja insistentemente buscando associar a imagem do Brasil a uma linha de produtos fabricados no país contendo qualidade e inovações compatíveis aos manufaturados internacionalmente, ainda assim verifica-se que, baseado em Brum, Moiseichyk e Da Veiga (2010), embora as empresas nacionais tentem se esforçar para conquistar espaço no mercado doméstico, estatambém vem sofrendo a crescente intensificação dos player internacionais na busca do mercado brasileiro.
A intensa inovação tecnológica, conforme Manfini Gome e Kruglianskas (2009), que se disseminou ampla e rapidamente, nos últimos vinte anos, vem derrubando barreiras que antes dificultavam o acesso às informações e às novas tecnologias, exigindo formas compatíveis de competitividade para asorganizações. Como o acesso à informação não está mais restrito apenas a algumas organizações, ou seja, atualmente qualquer pessoa consegue acessar os mais variados bancos de dados, o que torna os diversos produtos e/ou serviços oferecidos ao mercado consumidor muito próximos uns dos outros. Essa modificação do perfil do consumidor faz com que o cliente tenha melhores condições de decisão em termos deinovação, qualidade, desempenho, design, preço, entre outros atributos que antes diferenciavam abruptamente as diversas organizações, independente de sua localização de fabricação.
Diante do exposto, este estudo apresenta como objetivo principal caracterizar a importação brasileira de um determinado produto, investigando qual é sua participação nas importações brasileiras e os principais paísesexportadores e uma análise de seu comportamento. O estudo tem importância pelos desafios propostos pela competição entre os diversos players e a necessidade de conhecimentos sobre os volumes de importação e demais características importantes para os empresários brasileiros verificarem como estão em comparação com os produtos importados de forma a se manter no mercado doméstico ou se motivarem a...
tracking img