Mercado de Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Com o surgimento do sistema capitalista de produção e conseqüente utilização do trabalho assalariado em larga escala, emerge o mercado de trabalho como uma instituição fundamental ao funcionamento da economia. De uma forma bastante ampla, ele pode ser entendido como a compra e venda de mão-de-obra, representando o locus onde trabalhadores e empresários se confrontam e, dentro deum processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salários, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho. 0 mercado de trabalho assim definido, denomina-se mercado formal de trabalho, o qual contempla as relações contratuais de trabalho, em grande parte determinadaspelas forças de mercado, ao mesmo tempo que são objeto de legislação específica que as regula.

Em contraposição, existe o chamado mercado informal de trabalho, onde prevalecem regras de funcionamento com um mínimo de interferência governamental. Ainda que a dimensão do mercado informal possa ser relativamente grande, a dinâmica da economia é fornecida pelo setor formal, notadamente nutri país emdesenvolvimento como o Brasil. Ademais, a própria dimensão e o funcionamento do mercado informal estão intrinsecamente ligados ao que ocorre no núcleo capitalista de produção, onde desponta o papel do mercado formal de trabalho.

A importância do mercado de trabalho pode ser observada por óticas variadas dentro da teoria econômica, onde, do ponto de vista microeconômico, este mercado constitui-senum caso particular da teoria dos preços, sendo imprescindível na determinação dos níveis de salários e emprego. Já do ponto de vista macroeconômico, ele contribui para compreensão da determinação do nível de demanda agregada, do produto e do emprego, onde joga papel fundamental ao lado dos mercados de bens e serviços, monetário e, também, de títulos.

Outra ótica a ser observada diz respeitoà sua importância sócioeconômica, onde se formam inúmeras variáveis de profunda repercussão sobre o cotidiano dos trabalhadores, tais como salários (reais e nominais), desemprego, rotatividade, produtividade, além de determinadas condições de trabalho e de subsistência dos indivíduos. Finalmente, convém salientar que a compreensão de aspectos pertinentes ao mercado de trabalho é importante noBrasil na medida em que se relaciona com outros aspectos relevantes, como crescimento populacional, necessidade de absorção de mão-de-obra, migrações e pobreza. Além disso, a experiência tem mostrado que, sob uma ótica puramente econômica, grande parte do ajuste da economia tem, historicamente, recaído, no caso brasileiro, sobre o mercado de trabalho, com os trabalhadores sendo penalizados na forma dequedas de salário real, elevação do desemprego, aumento da miséria e deterioração das condições de trabalho.

ATIVIDADES ECONÔMICAS E COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO NA BAHIA E BRASIL

Iremos adotar a década de 90 como base para a análise sobre os efeitos da economia no mercado de trabalho , devido às inúmeras particularidades desse período. Entre 1990 e 1992, o país viveu uma forterecessão, e conseqüentemente, aumento da taxa de desemprego devido à redução do nível de atividade econômica . A partir de 1993 e, mais intensamente, da estabilização em junho de 1994, com a implementação do plano real , esse processo foi revertido temporariamente, com crescimento da economia até 1997.
Um aspecto importante a ser destacado é que, apesar da forte recessão, o aumento da taxa dedesemprego aberto foi relativamente moderado. Em nenhum momento esta taxa atingiu níveis próximos aos da recessão do início dos anos 80 (8% da força de trabalho). Por outro lado, o desemprego aberto, ao contrário do período anteriormente mencionado, começou a dar sinais de que tinha um componente estrutural importante, com redução sistemática do emprego industrial e aumento do emprego nos setores...
tracking img