Mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado de Trabalho
Mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho (oferta) e aqueles que procuram força de trabalho (procura) num sistema típico de mercado onde se negociapara determinar os preços e quantidades de uma determinada Mercadoria, a força de trabalho. O seu estudo procura perceber e prever os fenómenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta asituação econômica e social do país, região ou cidade.
Talvez a característica mais marcante das relações econômicas seja a lei da oferta e da procura que por explicar as tendências da procura e da oferta.Via de regra, quanto maior for a oferta de um produto ou de um serviço, se a procura se mantiver a mesma, menor será o valor cobrado por ele, pois a concorrência de mercado obriga a redução dospreços para tornar viável. Por outro lado se a procura é maior do que a oferta, a tendência é que o valor cobrado pelo produto seja maior.
Em termos de profissões pode-se dizer que quando existe a formaçãode excesso de profissionais e falta de procura desses profissionais não há um equilíbrio entre a oferta e a procura e ocorre o que se chama uma saturação de mercado, em que não existem suficientespostos de trabalho para absorver os profissionais. Por outro lado pode acontecer que não exista oferta em excesso mas sim procura em falta.
Estamos, atualmente, inseridos em um sitema econômico movidopelo capital, um sistema de capitalismo selvagem, em que vivemos em uma selva de pedras, onde o homem precisa se armar, superar todas as limitações para conseguir um espaço no mercado de trabalho.Diferente da década de 1960, em que possuir o nível superior era garantia de um lugar no mercado de trabalho, em que formar-se em direito, medicina e engenharia era garantia de uma vida estável e segura,em nossa década atual, possuir um curso superior não é mais garantia alguma. Todos os anos são inseridos no mercado de trabalho inúmeros profissionais que se formam em faculdades, universidades...
tracking img