Mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


bacharelado em adminisTração





HALLAN RICK Q. S. FRAGA
RAYANE OLIVEIRA












gestão com pessoas II
















Feira de Santana
2012
HALLAN RICK Q. S. FRAGA
RAYANE OLIVEIRA

















Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNIFACS - UniversidadeSalvador, para a disciplina Gestão com Pessoas II


Profª. Elane Maria Matos Dias
Tutora: Denise Lefrançois

































Feira de Santana

2012

Análises:

1) De acordo com o texto, defina Mercado de Trabalho e explique o que os profissionais devem fazer paraconseguir uma vaga de emprego.


O mercado de trabalho pode ser definido como um mecanismo de oferta e procura constituída pelas empresas e pelas oportunidades de trabalho. É também, o processo de atrair um conjunto de candidatos para um determinado cargo.
O diploma de um curso superior já foi garantia de emprego, hoje não é mais. Hoje precisamos estar sempre estudando, sempre nos atualizando.Estamos vivendo a "era da informação, da velocidade e da orientação para resultados". Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem. Já não basta mais sermos especialistas em uma única área, precisamos saber de tudo, isto é, conhecer todos os aspectos relacionados com o ramo da empresa onde trabalhamos, senão como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício daempresa, ou em outras palavras: gerar resultados. Atualmente, o mercado de trabalho busca profissionais cada vez mais capacitados, com competências não só técnicas, mas também comportamentais. Estes profissionais devem não apenas ter, mas demonstrar que possuem: capacidade inovadora, criatividade e pró-atividade, estamos vivendo a era dos multi-especialistas.
Muitos consultores e autoresbem-sucedidos de livros de negócios e carreira dizem que estamos. Precisamos entender de muitos assuntos: administração, finanças, informática, outros idiomas, pessoas (esta talvez seja a aptidão mais importante e mais difícil), trabalho em equipe, etc. Eles estão certos. Precisamos entender de muitos assuntos e a única maneira de dominá-los é através do estudo e aprendizado contínuos.
Nem tudo mudou. Éevidente que você precisa ter ótimos conhecimentos na sua área de atuação. Um ponto importante é que não basta conhecer o básico, para se destacar e ser um profissional requisitado pelo mercado, você precisa dominar os conhecimentos da sua área de atuação e para isso só existe um caminho que é o estudo e a atualização constante, para ser um profissional excelente e estar estar empregado (algunsautoras chamam de "Empregabilidade). Para quem está entrando no mercado de trabalho, esse é o caminho, mas, para quem já está no mercado de trabalho, acostumado com outros paradigmas, será que a idéia de empregabilidade é válida somente para os que estão começando? Hoje, fala-se muito em criatividade, competência indispensável à inovação.
O novo trabalhador deve ser polivalente, sabendo realizarde quase tudo um pouco. Quem for capaz de resolver problemas terá emprego garantido. Não bastará ser educado. É preciso ser bem-educado. Acabou a profissão de tamanho único.
Certamente esse é o perfil que se almeja para os profissionais das organizações, existe uma grande demanda no mercado de trabalho por profissionais criativos e inovadores e vagas que não conseguem ser preenchidas, pois sãomilhares de profissionais despreparados para a complexidade e versatilidade que se requer hoje em qualquer profissão. Ou seja, profissionais commodities que não possuem o reconhecimento pelo mercado deste potencial criativo, capaz de inovar com originalidade. O mercado está muito seletivo, não existe mais lugar para enganadores. De nada adianta você ter ótimos conhecimentos se não for capaz de...
tracking img