Mentes perigosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O filme “Mentes Perigosas” é baseado no livro “My posse donŽt do homework” de LouAnne Johnson, que retrata um caso de vida real.

Michelle Pfeiffer, actriz principal, encarna a personagem de LouAnne Johnson uma ex-fuzileira, que abandona a carreira militar com o objectivo de concretizar o seu sonho: ser professora de Inglês.

Enquanto estuda na Universidade de Califórnia paraadquirir o estatuto de professora, aceita o cargo de professora substituta numa escola. A turma que lhe é atribuída irá mudar a sua vida e ela a dos seus alunos.

Os alunos fazem parte dum grupo de adolescentes citadinos que encaram o insucesso como modo de vida mas que, no fundo, se encontram desesperadamente à procura de alguém que se preocupe com eles. No entanto, a vida ensinou-os a não confiarem ninguém, iniciando-se a partir daqui a luta que LouAnne irá travar. LouAnne desafiará todas as regras da instituição escolar, cria o seu próprio currículo, utiliza estratégias pedagógicas invulgares, conseguindo ganhar a confiança dos alunos e consequentemente conduzi-los ao sucesso.

Acima de tudo, o afecto que lhes manifesta ajuda-os a acreditarem em si próprios, no seu espírito, e no seupotencial. LouAnne leva-os, e a si própria ao limite e em troca aprenderá algumas duras lições.

Análise do Filme

Comentários

1º Momento – Chegada à escola

LouAnne Johnson apresenta-se na escola para uma entrevista com a directora- -adjunta. Ao analisar o seu currículo esta surpreende-se com a maturidade e vasta experiência da candidata: “ bacharelato em literatura inglesa, relaçõespúblicas, telemarketing, fuzileira.”, faltando-lhe apenas um semestre para ter habilitação completa para ensinar.
A directora oferece-lhe de imediato um lugar a tempo inteiro. A professora que ocupava o lugar tinha adoecido e desistido de leccionar, o que já tinha ocorrido com os professores anteriores. A turma é caracterizada, pela directora- adjunta, como um grupo de jovens especiais, o que deixaLouAnne algo hesitante e desconfiada. Contudo é persuadida, com um salário aliciante, pelo que aceita o lugar.

LouAnne fica radiante com o emprego, pois irá concretizar o antigo sonho de se tornar professora de inglês.

2º Momento – Primeiro contacto com os alunos – Desilusão

LouAnne, tem o primeiro contacto com a turma, que lhe aparece como barulhenta.
Durante a aula, sente-se incapaz decontrolar a turma e, ameaçada pela indisciplina dos alunos, abandona a aula. Procura ajuda do seu amigo, Hal, professor na mesma escola, a quem confessa sentir-se incapaz de os ensinar. Hal sugere-lhe que procure captar a sua atenção se os quer realmente ensinar.

Em casa, pesquisa vários manuais, com o objectivo de encontrar estratégias que lhe permitam lidar com o problema da indisciplina.Todavia, apercebe-se de que aquilo que lê nos manuais é insuficiente e, deste modo, resolve adoptar as suas próprias medidas.

3º Momento – Formação do elo de ligação professora / alunos

Inicia a segunda aula de inglês tentando captar a atenção dos alunos com a revelação de que é fuzileira e através duma estratégia invulgar: instruindo-os sobre Karaté. Prossegue a sua aula dizendo que todos osalunos partem da nota máxima, e a “única” coisa que têm de fazer, é esforçarem-se para a manter.

Na aula seguinte, pensando que já tinha conseguido captar a atenção, respeito e interesse por parte dos seus alunos, tenta iniciar uma unidade temática. No entanto tal não se verifica.

Assim, ela recorre novamente a uma estratégia pouco comum, iniciando a unidade com um tema controverso, a morte.O director da escola Mr. Grandey, chama a atenção de LouAnne acerca dos temas que ela tem abordado nas suas aulas (karaté, morte) serem assuntos contrários à política da escola e exteriores ao programa. O director ameaça-a mesmo com um processo disciplinar. Apesar de se justificar com o facto de ser praticamente impossível cumprir o programa, (visto que a grande parte dos seus alunos não...
tracking img