MENSURAÇÃO DO FUNDO DE COMÉRCIO PELO METODO HOLÍSTICO - O CASO DA EMPRESA CIELO S.A.

2290 palavras 10 páginas
Ativo Intangível

Kohler (apud IUDÍCIBUS, 1997, p. 203), define ativo intangível como “ativos de capital que não tem existência física, cujo valor é limitado pelos direitos e benefícios que, antecipadamente, sua posse confere ao proprietário”.
O termo intangível vem do latim tangere ou tocar. Em poucas palavras, os bens intangíveis não podem ser tocados, pois não tem estrutura física, são ativos controlados pela empresa e capazes de produzir benefícios futuros.
Alguns autores definem os ativos tangíveis e intangíveis da uma forma integrada ao ativo. Nesse sentido, Martins (1972, p.30) cita que “ativo é o futuro resultado econômico que se espera obter de um agente” e, no seguindo esta linha de raciocínio, Iudícibus (1997, p.286) argumenta que “ativos devem ser definidos como potenciais de serviço ou com direitos a benefícios futuros sob o controle da organização”.
Schmidt e Santos (2002, p.14) classificam alguns elementos dos ativos intangíveis.
a) gastos de implantação e pré-operacionais;
b) marcas e nomes de produtos;
c) pesquisa e desenvolvimento;
d) goodwill;
e) direito de autoria;
f) patentes;
g) franquias;
h) desenvolvimento de software;
i) licenças;
j) matrizes de gravação;
l) certos investimentos de longo prazo.
Esses elementos são reconhecidos como intangíveis por não existirem fisicamente, mas, resumem-se em um aumento de utilidade para o capital da empresa. Desta forma esses elementos trazem um aumento de funcionalidade que podem alcançar todo o sistema empresarial (liquidez, resultado, economia, estabilidade e produção).
Os ativos intangíveis são divididos em duas categorias:
• Ativos Intangíveis Identificáveis: franquias, direitos autorais, marcas e patentes, pesquisa e desenvolvimento, licença, gastos de implantação pré-operacional, capital intelectual, entre outros;
• Ativos Intangíveis Não-Identificáveis: Goodwill.
O Goodwill atualmente está classificado no grupo dos ativos intangíveis não identificáveis tendo em vista às

Relacionados

  • TCC Jamile QUASE PRONTO
    21970 palavras | 88 páginas
  • Marketing cultural
    22108 palavras | 89 páginas