Apostila Fonte Chaveada_Manutenção

4413 palavras 18 páginas
Manutenção de Fontes
Chaveadas

FONTE DE UM COMPUTADOR

O circuito delas se parece bastante, por isso o conhecimento do circuito da fonte facilitará a compreensão e reparos.

Esse é o esquema de uma fonte das mais simples.

A partir de agora, vamos estudar cada estágio da fonte, citando os possíveis defeitos ao longo do texto..

ENTRADA DE TENSÃO, RETIFICADOR E FILTRO.
Essa é a parte da entrada da fonte. A maioria das fontes são exatamente iguais nessa parte, e em alguns casos não há o filtro de linha com bobinas e capacitores na entrada. Como podemos ver, depois do fusível há um termistor ou varistor. A utilidade dele nesse circuito é amenizar o pico de corrente no momento em que se liga a fonte, para não danificar os diodos, os capacitores ou a chave, que iria deteriorar os contatos em pouco tempo devido ao faiscamento.
Após o termistor, há um filtro formado pelos componentes T1, C1, C2, C3 e C4, que tem por função evitar que o ruído gerado pelo chaveamento da fonte não seja propagado pela rede elétrica. Além disso, o filtro desvia para a terra os eventuais picos de tensão vindos da rede, por isso é importante sempre instalar o fio terra. S1 é a chave seletora 110/220 volts. Na posição 220 ela fica aberta e não tem nenhuma função no circuito. A tensão da rede será retificada e carregará os dois capacitores em serie com cerca de 150 a 170 volts cada um, conforme a rede.
Com a chave na posição 110V, o retificador passará a funcionar como um dobrador de tensão, fazendo com que igualmente cada capacitor se carregue com 150 a 170 volts, numa rede de 110 Volts. Algumas fontes têm um circuito de comutação automática com relé. Algumas fontes possuem em paralelo com os capacitores eletrolíticos (C5 e C6) um par de varistores, que entram em curto caso a fonte receba uma tensão acima do suportado, causando a queima do fusível e protegendo o resto

Relacionados