Menonitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Menonitas
Os Menonitas são do ramo dos Anabatistas, movimento surgido na Europa na Época da Reforma.
A perseguição religiosa levaram os Anabatistas à nova doutrina adiferentes países da Europa, surgindo inúmeras igrejas inicialmente na Suíça, Prússia (Alemanha) Áustria e Holanda.
Neste ultimo, um dos grandes lideres Anabatistas foi Menno Simon(1496-1561) cuja influencia foi tão profunda que seus adversários começaram a chamar os Anabatistas de Mennonitas.
O mais importante líder anabatista, Menno Simons pregava uma Igrejalivre e pacifista, desvinculada de governos. Acreditava na divindade de Cristo e no batismo unicamente de adultos e que proclamavam a sua fé em Jesus Cristo. A Bíblia era aautoridade máxima da sua doutrina.
Menno Simons morreu no dia 31 de janeiro de 1561.
Perseguidos e condenados á morte por seus princípios, os menonitas, ainda no século XVI, fogemda Holanda e refugiam-se em Dantzig na Alemanha, que pertencia á Prússia e hoje é Gdansky na Polônia. Nos duzentos anos ali passados, incorporaram muitos elementos da culturaalemã.
A apreensão com os preparativos militares numa Europa instável e a agitação política na França, ás portas da Revolução de 1789, levariam os pacíficos menonitas para a Rússiaem 1788, nas planícies do Volga.
A partir de 1920, com a revolução russa em 1917, já vitoriosa, os menonitas mais prósperos perdem suas terras; os que se mantêm pagam altosimpostos; a educação cristã foi proibida. Perseguidos, os menonitas partem, através da Alemanha, principalmente para o Canadá, Paraguai e Brasil.
No dia 16 de janeiro de 1930, onavio Monte Olívia deixou o Porto de Hamburgo, trazendo os primeiros menonitas ao Brasil 30 famílias, 179 pessoas. 19 dias de viagem. Até 1932 chegariam 1245 imigrantes menonitas.
tracking img