Menbrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia Geral- Prática
CURSO: Bacharel em Engenharia de Alimentos TURMA: 1º Semestre
DOCENTE: Prof. Leonhard Krause



RELATÓRIO 5 – MEMBRANA PLASMÁTICA
OSMOSE EM CÉLULAS VEGETAIS EHEMÁCIAS

Participantes Matrícula
Lys Barreto Garcia 201210876
Natalia Viana Vieira 201211395
Joana Rocha Viana 201210895Julie Amandine Bosque 201211097
Elem Alves De Oliveira 201211104Jéssica dos Santos Soares 201210743














ITAPETINGA – BA
AGOSTO / 2012

INTRODUÇÃO

Amembrana plasmática cumpre uma vasta gama de funções. A primeira, do ponto de vista da própria célula é que ela dá individualidade a cada célula, definindo meios intra e extracelular. Ela forma ambientesúnicos e especializados, cuja composição e concentração molecular são consequência de sua permeabilidade seletiva e dos diversos meios de comunicação com o meio extracelular.
Além de delimitar oambiente celular, compartimentalizando moléculas, a membrana plasmática representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, transluzindo informações para o interior da célula epermitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Também nas interações célula-célula e célula-matriz extracelular a membranaplasmática participa de forma decisiva. É, por exemplo, através de componentes da membrana que células semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se, formar tecidos.
Esta experiência tem como objetivoverificar o processo de osmose em células vegetais em diferentes concentrações salinas, evidenciando a presença da membrana plasmática internamente à parede celular e analisar a morfologia das...
tracking img