Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO SINGULARIDADES
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E CUIDADOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
ALUNA: MARIA APARECIDA DA SILVA
3º ANO - 6º SEMESTRE – NOTURNO
PROFª. TATIANA INGLEZ MAZZARELLA









ESTÁGIO


















SP. 12/05/06





Caracterização da Escola

Estou realizando estágio na Turma da Touca.
Em 1957 foiregistrada a Turma da Touca e os responsáveis por esta fundação foram Amélia, Amauri, Helena, Carmo, Maria Lino e outros.
A história da Touca começou em 1954 Campo Limpo, zona sul da cidade, eram atividades de reforço escolar e recreação realizada ao ar livre com crianças e adolescentes carentes, em ruas de lazer. Era inverno e a garotada usava touca para se proteger do frio, daísurgiu o nome da associação Turma da Touca.
Três anos depois, o grupo saiu das ruas, se registrou e construiu, em mutirão com a comunidade. A primeira sede começou a trabalhar com pouco mais de 40 crianças com seu ideal de Educar a amparar as crianças da região, permitindo às mães a oportunidade de estudar ou trabalhar para ajudar na renda familiar.
A missão da Instituição é: “através daEducação e da Cultura, resgatar a cidadania, a dignidade e a melhoria de vida da criança, do adolescente, dos jovens e adultos em geral moradores da periferia de São Paulo”.
Atende crianças e adolescentes, de três meses a 15 anos, adolescentes e jovens nas práticas esportivas’ e culturais: roda de História, reforço escolar, biblioteca, dança coral, teatro, orquestra, fanfarra, futebol,capoeira, artes, informática além de atividades esportivas e recreativas à comunidade. A metodologia de todo esse trabalho se faz através da construção do conhecimento do público atendido.
Em relação às dependências físicas, o espaço desse núcleo foi reformado é adequado a faixa etária e as necessidade de desenvolvimento da criança e conta com: no um hall de entrada que dá acesso a uma sala, umpátio coberto, dois banheiros, um almoxarifado, seis salas para atividades com as crianças, um solário, uma lavanderia, uma sala de reuniões com computadores, um refeitório, uma cozinha e uma dispensa.
A sala que estou estagiando é do maternal, são crianças de três anos. É bastante aconchegante com armário, livreiras com alguns livros infantis, tapete, colchões, cantinho dos brinquedos,suporte para as mochilas, alfabeto na parede, cartaz com o nome das crianças, com os ajudantes do dias, dos aniversariantes e uma lousa.
Nesse Núcleo há uma diretora, uma pedagoga, uma assessora pedagógica, uma enfermeira e os diretores que circulam pelas creches em geral.
A Instituição tem o fouder como publicação. Ele conta um pouco a história da Organização, da missão, a que públicoatende e o endereço dos outros núcleos. O objetivo é divulgar os trabalhos realizados para a comunidade e parceiros.
A formação acontece da seguinte forma: reuniões administrativas uma vez por semana. São assuntos relacionados somente à parte de administração. Reuniões pedagógicas uma vez por semana. Os assuntos são relacionados ao estudo de textos, por exemplo: qual a importância do cadernode registro, qual a melhor forma de registrar o planejamento da semana e avaliações do planejamento. Há um planejamento bimestral por área de conhecimento: Literatura, Matemática, Artes, Música, Ciências, Linguagem oral e Escrita e Movimento. A partir desse, planeja-se um semanário do quais as educadoras são responsáveis e levam prontos de casa ou fazem no horário de sono das crianças. Quemacompanha é a coordenadora pedagógica, uma assessora pedagógica e a diretora e, de acordo com as necessidades do equipamento às vezes não precisam as três e quando há uma necessidade específica com o educador é trabalhado de uma forma individual.
Alguns educadores estão no Instituto Singularidades e outros em outras faculdades. Uma vez por mês a Instituição não trabalha com as crianças para...
tracking img