Memorial descritivo e de calculo - para um projeto de estritiocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No início de sua exploração, a atenção foi para suas plumas e couro, entretanto com o passar do tempo o aproveitamento de novas opções, como a carne, ovos férteis e inférteis (elemento decorativo) e finalmente sua gordura para elaboração de cosméticos, devido sua alta qualidade com umectantes da pele.

O avestruz é uma ave que perdeu a capacidade de voar, assim desenvolveu-se comouma ave corredora, com capacidade de chegar a alcançar mais de 70km/h. Apresenta um desenvolvimento rápido e é muito resistente, quando adulto, as condições climáticas adversas. Além disso, sua extremidades posteriores são muito fortes de grande utilidade para sua defesa, assim pode se tornar perigosas quando as aves são mal manejadas. Os avestruzes são classificados como: Classe: Aves Família:Struthinidae Espécie: Struthio camelus

Apresenta seis subespécies 1. Struthio camelus camelus (Deserto do Sahara e Costa Oeste do Mar Vermelho). 2. Struthio camelus molybdophanes (Etiópia e Somália) 3. Struthio camelus massaicus (Kenia e Tanzânia)

4. Struthio camelus australis (África do Sul, Zamberi e Rio Cunani). 5. Struthio camelus syriacus – extinto 6. Struthio camelus var. Domesticus,sendo um cruzamento do Camelus australis e o Camelus syriacus (Drenowate et al., 1995; Fao, 1999; Donigan, 2000).

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS
Apresenta um evidente dimorfismo sexual em suas plumagens. As fêmeas adultas são marrom claro e os machos apresentam plumas pretas, com exceção das pontas das asas e cauda, que são brancas.

Por serem aves corredoras, suas asas não são funcionais,servindo entretanto para realizar o cortejo na época reprodutiva, e como abano, nas épocas mais quentes. Possuem uma grande capacidade visual, justificando assim, seus enormes olhos, e quando as aves são limitadas visualmente, devido por exemplo ao capim muito alto e a diferentes ruídos, podem levar e situações estressantes.

Um avestruzinho ao nascer pesa em torno de 900 gramas, com 25 a 30cm dealtura, sendo que com menos de um ano de idade pode superar os 100 kg de peso vivo, com mais de 2,5metros de altura. Sua idade pode chegar a 70 anos, com uma vida produtiva de 25 anos. São animais que não apresentam papo e vesícula biliar, possuem um intestino muito comprido, onde se realizam a fermentação das fibras, a absorção de ácidos graxos voláteis e da água.

A micção e a defecação são atosdistintos, realizando em primeiro lugar a micção e depois a defecção. Os pés além de oferecer estabilidade a ave oferecem sua defesa, auxiliando ainda na construção do ninho, o coçar do corpo e a busca de alimento. A pele ajuda na regulagem da temperatura do corpo, prevenindo a desidratação, protegendo de traumas dos parasitas externos. A pele do avestruz não apresentam glândulas sudoríparas. Obico do avestruz é largo, plano e arredondado na sua extremidade, sendo a parte superior maior e assim sobrepõe a parte inferior.

O “dente de ovo” ou “diamante” é um ponto branco sobressalente, constituindo por queratina muito dura no pico superior, que auxilia os avestruzinhos durante o rompimento da casca, à eclosão, desaparecendo na primeira semana depois do nascimento. O músculo bicador(pipping) auxilia também no nascimento, e se localiza detrás da cabeça das aves, permitindo uma grande força a cabeça e ao pescoço, e assim contribuindo no romper de casca. Seu tamanho diminui rapidamente depois do nascimento.

A glândula nasal está presente no avestruz, mas não no emu e nandu. Apresenta a função de excretar cloreto de sódio hipertônico (sendo assim um colírio natural) que além demanter o balanço de água, principalmente quando o animal se alimenta com dietas ricas em sal, comum em climas muito áridos e com limitação de água, próprio de seu habitat de origem. O olho do avestruz é protegido por duas pálpebras, a superior e a inferior, providas de pestanas, e uma terceira pálpebra (delgada e transparente para reforçar a proteção do olho de possíveis traumas). A pectina, que...
tracking img