Memorial descritivo revestimento externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caderno de Especificações e Memorial Descritivo
Grupo 5 - Revestimento Vertical e Horizontal

Paredes Externas
Materiais e equipamentos:
Considerações gerais:

Todos os materiais e ou equipamentos utilizados pela empresa contratada, deverão ser de Primeira Qualidade, entendendo-se primeira qualidade, o nível de qualidade mais elevado da linha do material e ou equipamento a ser utilizado,satisfazer as especificações da ABNT, do INMETRO, e das demais normas citadas, e ainda, serem de qualidade, modelo, marcas e tipos especificados nos projetos, nos memoriais de cada projeto, neste memorial ou nas especificações gerais.
Caso o material e ou equipamento especificado nos projetos e ou memoriais, tenham saído de linha, ou encontrarem-se obsoletos, deverão ser substituídos pelo modelonovo, desde que comprovada sua eficiência, equivalência e atendimento às condições estabelecidas nos projetos, especificações e contrato.
Os materiais e ou equipamentos deverão ser armazenados em locais apropriados, cobertos ou não, de acordo com sua natureza, ficando sua guarda sob a responsabilidade da empresa contratada.
É vedada a utilização de materiais e ou equipamentos improvisados e ouusados, em substituição aos tecnicamente indicados para o fim a que se destinam, assim como não será tolerado adaptar peças, seja por corte ou outro processo, de modo a utilizá-las em substituição às peças recomendadas e de dimensões adequadas.
Não será permitido o emprego de materiais e ou equipamentos danificados.
1) Impermeabilização
Considerações gerais:

“Sistemas de Impermeabilizaçãosão um conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade a partes de uma construção.”
ABNT NBR 9575:2003
Impermeabilização: de acordo com ABNT NBR 9575:2003, é um conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços) que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, vapores e de umidade. Geralmente, a impermeabilização é composta de um conjunto decamadas com funções específicas.
As superfícies a serem impermeabilizadas terão caimento em direção ao escoamento das águas, drenos, ralos, canaletas, calhas e outros, conforme indicado nos projetos e/ou contratante.
Todas as superfícies a serem impermeabilizadas, depois de adequadamente preparadas para cada tipo de impermeabilização, deverão ser perfeitamente limpas e lavadas, até que fiquemcompletamente isentas de poeira, resíduos de argamassa ou madeira, pontas de armaduras, sobras de concreto e manchas gordurosas.
As superfícies depois de perfeitamente limpas deverão receber, de um modo geral, para regularização, dependendo do tipo de impermeabilização uma argamassa de cimento e areia média no traço 1:3 (em volume) ou argamassa industrializada com espessura mínima de 2 cm, formandodeclividade de 0,5 à 2% para escoamento pluvial, ou conforme projeto.
Todos os cantos e arestas deverão ser arredondados com argamassa.
A garantia da impermeabilização deverá ser de no mínimo 5 anos, não se aceitando qualquer infiltração, percolação, gotejamento ou umidade.
Em qualquer tipo de impermeabilização indicada, ou necessária à perfeita estanqueidade das obras e serviços, poderão serutilizados os produtos adequados da Viapol, deverão ser seguidas todas as recomendações dos fabricantes, exceto nos casos em que o memorial descreve padrão superior ao do fabricante, possibilitando uma maior segurança.
2) Revestimento sobre alvenarias
Considerações gerais:
Antes da execução de qualquer tipo de revestimento deverá ser verificado se a superfície está em perfeitas condições derecebê-lo. As superfícies inadequadas deverão ser lavadas com água e escova, ou tratamento similar para a retirada dos elementos nocivos ao revestimento, quais sejam: gorduras, vestígios orgânicos, etc.
As tubulações de todas as instalações deverão estar perfeitamente embutidas, revestidas e testadas, as esquadrias devem estar chumbadas, bem como demais fixações embutidas etc.
Será feita uma...
tracking img