Memorial descritivo estagio i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O primeiro estágio de docência do Ensino Fundamental – Disciplinas Pedagógicas tem como objetivo observar o desenvolvimento da rotina em sala de aula, acompanhar como a professora conduz a aprendizagem e compreensão das crianças, observar a relação entre alunos e a professora, relatar o comportamento dos alunos entre amigos e também do cotidiano da escola e sala de aula.O Estágio I- Disciplinas Curriculares tem uma grande importância para os estudantes do curso de Pedagogia, devido ao primeiro contanto com a realidade de uma sala de aula e escola com suas dificuldades, desafios e muitas alegrias. Dessa forma o estagio de observação tem como principal objetivo inicial formar professores conscientes, formadores de opiniões com vontade de ensinar e aprendersempre.
Este é um momento que se caracteriza como uma importante etapa de contextualização entre a teoria e a prática e permite que se reflita detidamente sobre todas as questões que permeiam o cotidiano da sala de aula.
Nesse primeiro momento será desenvolvida a atividade de observação das turmas de séries iniciais, 2º ano - alunos entre 7 e 8 anos, do 5º ano - alunos entre 10 e 11 anose também será descrita a estrutura física da escola.


2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

NOME: Escola Municipal Professora Avelino Marcante

ENDEREÇO: Rua: Guilherme Holz, nº140, Bairro Bom Retiro

Joinville – SC
Fone: 3473-1041
CEP 89223-210.

MODADALIDADES DE ENSINO

ENSINO FUNDAMENTAL – com duração mínima denove anos, atendendo alunos de 06 a 14 anos, em classes seriadas e mistas, nos períodos matutino e vespertino.
CLASSE DE ACELERAÇÃO (alunos defasados em idade/série) Art. 53 – Regimento escolar, A classe de Aceleração da Aprendizagem de 5ª a 8ª série.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Alunos com necessidades especiais) Conforme Art. 59 do Regimento Escolar, endente-se por Educação Inclusiva, a modalidade deeducação escolar oferecida na Unidade Escolar, para educandos portadores de necessidades educacionais especiais.
EJA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - MODULARIZADO De 5ª a 8ª série, para alunos com idade mínima de 14 anos completos para ingressar na 5ª série (ART 61, regimento escolar).


ÓRGÃOS AUXILIARES DA ESCOLA:


Documentos, livros e matrizes de habilidades oferecidos pela Rede Vencer– Instituto Ayrton Senna , LDB, ECA e Regimento Escolar Municipal, Equipe Técnica e Administrativa da Escola, Grupo de Professores da Escola, Associação de Pais e Professores, Secretaria de Educação de Joinville.

3 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA

A Escola Municipal Professor Avelino Marcante, segundo Projeto Político Pedagógico, é uma escola que tem por missão oportunizarexperiências, que o aluno tenha domínio dos conhecimentos acumulados e formação de novos conceitos, querendo assegurar aos alunos uma cidadania de direito.
A escola entende a alfabetização como sendo uma etapa das mais importantes na face educacional dos alunos, dessa forma possibilita aos alunos toda a base de sua formação. A escola optou por trabalhar com a metodologia PROFA, que vê o alunocomo um sujeito ativo e construtor do seu conhecimento, alguém que pensa elabora hipóteses sobre o que lê e escreve presente no mundo em que vive.
Para Soares (SOARES, 2006, p.14),


A criança aprende a escrever por dois processos: aquisição do sistema convencional de escrita – A ALFABETIZAÇÃO e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades deleitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem as línguas escritas.


A escola possui atualmente, 718 alunos, divididos em 313 alunos nas séries iniciais e 405 alunos nas séries finais, contanto também 34 professores, uma diretora, uma auxiliar de direção, duas supervisoras, duas orientadoras, um agente administrativo responsável pela biblioteca, um secretário uma coordenadora da...