Memorial descritivo estagio i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O primeiro estágio de docência do Ensino Fundamental – Disciplinas Pedagógicas tem como objetivo observar o desenvolvimento da rotina em sala de aula, acompanhar como a professora conduz a aprendizagem e compreensão das crianças, observar a relação entre alunos e a professora, relatar o comportamento dos alunos entre amigos e também do cotidiano da escola e sala de aula.O Estágio I- Disciplinas Curriculares tem uma grande importância para os estudantes do curso de Pedagogia, devido ao primeiro contanto com a realidade de uma sala de aula e escola com suas dificuldades, desafios e muitas alegrias. Dessa forma o estagio de observação tem como principal objetivo inicial formar professores conscientes, formadores de opiniões com vontade de ensinar e aprendersempre.
Este é um momento que se caracteriza como uma importante etapa de contextualização entre a teoria e a prática e permite que se reflita detidamente sobre todas as questões que permeiam o cotidiano da sala de aula.
Nesse primeiro momento será desenvolvida a atividade de observação das turmas de séries iniciais, 2º ano - alunos entre 7 e 8 anos, do 5º ano - alunos entre 10 e 11 anose também será descrita a estrutura física da escola.


2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

NOME: Escola Municipal Professora Avelino Marcante

ENDEREÇO: Rua: Guilherme Holz, nº140, Bairro Bom Retiro

Joinville – SC
Fone: 3473-1041
CEP 89223-210.

MODADALIDADES DE ENSINO

ENSINO FUNDAMENTAL – com duração mínima denove anos, atendendo alunos de 06 a 14 anos, em classes seriadas e mistas, nos períodos matutino e vespertino.
CLASSE DE ACELERAÇÃO (alunos defasados em idade/série) Art. 53 – Regimento escolar, A classe de Aceleração da Aprendizagem de 5ª a 8ª série.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Alunos com necessidades especiais) Conforme Art. 59 do Regimento Escolar, endente-se por Educação Inclusiva, a modalidade deeducação escolar oferecida na Unidade Escolar, para educandos portadores de necessidades educacionais especiais.
EJA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - MODULARIZADO De 5ª a 8ª série, para alunos com idade mínima de 14 anos completos para ingressar na 5ª série (ART 61, regimento escolar).


ÓRGÃOS AUXILIARES DA ESCOLA:


Documentos, livros e matrizes de habilidades oferecidos pela Rede Vencer– Instituto Ayrton Senna , LDB, ECA e Regimento Escolar Municipal, Equipe Técnica e Administrativa da Escola, Grupo de Professores da Escola, Associação de Pais e Professores, Secretaria de Educação de Joinville.

3 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA

A Escola Municipal Professor Avelino Marcante, segundo Projeto Político Pedagógico, é uma escola que tem por missão oportunizarexperiências, que o aluno tenha domínio dos conhecimentos acumulados e formação de novos conceitos, querendo assegurar aos alunos uma cidadania de direito.
A escola entende a alfabetização como sendo uma etapa das mais importantes na face educacional dos alunos, dessa forma possibilita aos alunos toda a base de sua formação. A escola optou por trabalhar com a metodologia PROFA, que vê o alunocomo um sujeito ativo e construtor do seu conhecimento, alguém que pensa elabora hipóteses sobre o que lê e escreve presente no mundo em que vive.
Para Soares (SOARES, 2006, p.14),


A criança aprende a escrever por dois processos: aquisição do sistema convencional de escrita – A ALFABETIZAÇÃO e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades deleitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem as línguas escritas.


A escola possui atualmente, 718 alunos, divididos em 313 alunos nas séries iniciais e 405 alunos nas séries finais, contanto também 34 professores, uma diretora, uma auxiliar de direção, duas supervisoras, duas orientadoras, um agente administrativo responsável pela biblioteca, um secretário uma coordenadora da...
tracking img