Memoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento:
A estrutura desse fichamento é composta por citações importantes do texto pequenos resumos contendo compreensões pessoais embasadas em informações adquiridas através do mesmo .

Texton°1

Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus
Estados patológicos sob o olhar psicopedagógico
Priscila Junko Tanaka
Objetivo:
• Conceituar atenção
• Tipos de atenção
•Desenvolvimento
• Principais patologias

Conceito de atenção

“A atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto.”
“A atenção faz parte das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas.
O Funcionamento da atenção baseia-se inicialmente em mecanismos neurológicos inatos e involuntários. A atenção vaigradualmente sendo submetida a processos de controle voluntário, em grande parte fundamentado pela mediação simbólica .A atenção responde a estímulos externos e cada espécie animal tem uma capacidade de atenção que inicialmente volta-se à sua sobrevivência. A memória e o aparelho sensorial estão relacionados ao aspecto perceptivo, para o homem”

Inicialmente a atenção é involuntária e acontece naturalmente, depois vai sendo submetida a controle voluntário através de símbolos e estímulos externos ou internos , a atenção está diretamente ligada a memoria que juntas se relacionam ao poder de perspectiva humana.

“(...)Quando o estímulo de um som ou clarão muito forte nos faz voltar o olhar
para sua direção. Voltar o olhar é uma reação que identifica nosso foco de atenção.
O ser humano temmecanismos de atenção involuntária. Quando bebê, estímulos como barulhos mais altos, movimentos de objetos, mudanças no ambiente, um vento forte, uma luz mais intensa, muitas vozes, chamam-lhe atenção de modo involuntário. Esse tipo de atenção permanece conosco, mesmo no nosso
desenvolvimento.”

Quando há um estimulo muito forte a atenção é involuntária , a atenção involuntária sempre acompanha ohomem .

“O homem sofre, no entanto, uma variedade muito grande de estímulos advindos do meio em que se encontra. Se não houvesse uma seleção de estímulos, haveria uma desorganização da própria conduta, sem saber como se orientar, para que lado se dirigir, em que som prestar atenção, etc. O ato de focar a atenção em um determinado estímulo e não noutro está ligado ao interesse e à seleção dosestímulos para optar pelo preponderante. No foco, todo aparelho psíquico está funcionando em prol desse interesse, Desta forma, é possível afirmar com base nas que a atenção tem caráter seletivo consciente e exige memória.”

Devido ao meio em que vive o homem recebe muitos estímulos , se ele prestasse atenção em todos acabaria ficando desorientado , neste ponto surger o foco que faz com que hajauma seleção dos estímulos , esta seleção tem caráter consciente e necessita da memória.

Existem itens para a seletividade no processo da atenção:
Volume da atenção
Estabilidade
Oscilações

“O volume (de estímulos) da atenção varia conforme a quantidade de sinais recebidos ou associações, que determina o que é dominante. Para conseguir a atenção de alguém, precisa ser despertado o seuinteresse.”

“A estabilidade é a duração do estímulo dominante. Neste item deve-se considerar que existem oscilantes, pois o mecanismo neurológico da atenção é inato e involuntário, mas a atenção não é inata e sim, treinável. “

“oscilações da atenção entende-se o caráter cíclico do processo, no qual determinados conteúdos da atividade consciente ora adquirem caráter dominante, ora o perdem”.Qualidades da atenção:
Tenacidade “A capacidade do indivíduo de fixar sua atenção, sobre determinada área ou objeto, é conhecida como tenacidade. Na tenacidade, a atenção se prende a determinado estímulo, fixando-se sobre ele.”

Vigilância “A vigilância é definida como a qualidade de atenção, que permite ao individuo mudar seu foco de um objeto para outro.”...
tracking img