memoria descritiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sabemos que para quem trabalha na área de projectos de arquitectura, a elaboração de uma memória descritiva/justificativa – documento indispensável ao processo de licenciamento - é por vezes um quebra cabeças. Neste sentido, principalmente dirigida a quem considera que possa ser uma ajuda ou contributo, nomeadamente pela estrutura a seguir, deixamos aqui um exemplo prático de uma memoriadescritiva referente ao projecto de arquitectura de uma moradia unifamiliar.
Escusado será dizer que há determinadas situações, desde logo a tipologia e programa, para além de outras, que devem ser devidamente actualizadas à realidade e ao projecto a aplicar.
Se o tema desperatr algum interesse poderemos vir a publicar outros exemplos.
 
Memória Descritiva e Justificativa 
Projecto de Arquitectura1 – Identificação do requerente / Obra /  Localização da obra: 
Nome: 
Morada: 
Obra: Construção de moradia unifamiliar isolada e muro de vedação à face da rua
Local da Obra:
2 – Caracterização do terreno / arruamento: 
O terreno, de acordo com as cartas de zonamento do PDM de ------------------------------------, está integrado em Área de Urbanização Condicionada, e também em Área deReserva Agrícola Nacional. A proposta da construção implanta-se na zona de Área de Urbanização Condicionada, mas numa zona de edificação consolidada. 
O terreno, de geometria aproximadamente rectangular, é servido a poente por arruamento público, designado de Rua da -----------------------, dispondo relativamente ao mesmo de uma frente de cerca de 18,50 m. 
O arruamento na sua relação com oterreno desenvolve-se com um ligeiro declive no sentido sul/norte, com uma inclinação de sensivelmente 2%. O terreno desenvolve-se numa plataforma com declive relativamente acentuado no sentido poente/nascente. 
O terreno tem uma área total de 1375,00 m2 e encontra-se descrito na Conservatória do Registo Predial de ------------------------------------ sob o Nº -----/------------ e na matriz peloartigo rústico Nº -------------. A área a afectar à construção para efeito de cálculos dos índices urbanísticos é de 750,00, aquela que está integrada em Área de Urbanização Condicionada.
3 – Critérios de implantação: 
A obra será implantada de forma paralela ao eixo do arruamento, com alinhamento definido pelos cunhais mais avançados. O muro e passeio seguirão os alinhamentos já definidos naconstrução recente existente a norte. 
A cota de soleira adoptada pretende obter o relacionamento mais adequado da obra com o arruamento, nomeadamente tendo em conta a facilidade das acessibilidades a pessoas deficientes ou com mobilidade condicionada. 
Lateral e frontalmente a implantação respeita os afastamentos e definições regulamentares previstas no RGEU, e no Regulamento Municipal, nomeadamentequanto à relação entre a altura do perfil natural do terreno e a fachada
4 – Programa proposto: 
Trata-se de uma moradia de tipologia T3, composta por Cave, R/C e Águas-Furtadas, com uma cobertura convencional de tipo “quatro-águas”, de dois elementos, com cumeeira. Parcialmente na fachada frontal poente, dispõe de um pátio alpendrado. 
A Cave, destina-se a garagem e a arrumos e dispõe de umportão de acesso a partir do alçado posterior, a nascente. 
O R/C destina-se a habitação, sendo do tipo T3, portanto com vestíbulo, cozinha comum, sala comum, três quartos de dormir e duas instalações sanitárias (um banho completo de uso comum e um banho privativo de uso de um dos quartos). Sobre a fachada posterior, a nascente, desenvolvem-se duas varandas. 
O aproveitamento do vão daCobertura, designado de Águas-Furtadas, destina-se a complemento da habitação, com uma função de sala de leitura. A iluminação é assegurada por janelas de telhado do tipo “Velux”. 
A comunicação vertical entre os pavimentos é assegurada por escada interior, enclausurada entre a Cave e a zona de habitação. 
O acesso de pessoas ao hall processa-se pela zona lateral sul da habitação. O acesso automóvel...
tracking img