Membros superiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OSTEOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES.

Cada membro superior possui 32 ossos, sendo composto por quatro partes principais: cintura escapular, braço, antebraço e mão.


CINTURA ESCAPULAR: O OMBROA cintura escapular constitui a raiz de implantação do membro superior. Dois ossos entram na sua formação: a clavícula e a escápula.


A Clavícula é o osso da parte da frente do ombro, sendofácil de palpar e, devido a sua localização superficial, um trauma nessa região pode quebrá-lo. Esse osso protege vasos sanguíneos e o plexo Braquial (conjunto de nervos que partem da medula espinhal, queinervarão os membros superiores).

Diversos músculos têm relação anatômica com a Clavícula. Ela se liga ao Esterno por meio da articulação Esterno-Clavicular e com a Escápula por meio daArticulação Acrômio-Clavicular.

A Escápula é o osso laminar que pode ser palpado na parte posterior do ombro. Esse osso é fino, mas em algumas partes ele passa a ser mais grosso. (ângulos superior e inferiorda Escápula e sua parede lateral). Também nas suas proeminências ósseas ele passa a ser mais grosso e são elas: o Processo Coracóide , a Espinha da Escápula, o Acrômio e a Glenóide.

Escápula vistaanterior


Escápula vista posterior

A Escápula é importante, já que muitos músculos se originam ou se inserem nesse osso. Podemos citar os músculos do manguito rotador, o trapézio, o deltoide,entre outros.

A Escápula se articula com Úmero, por meio de uma articulação chamada de Gleno-umeral, em que a cabeça do Úmero se articula com a Glenoidea e com a Clavícula por meio do Acrômio, ondetemos a articulação Acrômio-Clavicular.

OSTEOLOGIA DA PORÇÃO LIVRE DO MEMBRO SUPERIOR.

O Braço é parte proximal do membro superior.

O Úmero é o osso do braço. A Cabeça do úmero tem suasuperfície articular voltada para a Glenoidea e formam juntos a articulação Gleno-umeral.





Os tubérculos maior e menor são proeminências ósseas e o tubérculo Maior se encontra na porção...
tracking img