Crescimento em ucrânio

747 palavras 3 páginas
Irã continuará a enriquecer urânio a 20% mesmo com acordo, diz governo
Anúncio foi feito pouco depois de país firmar pacto de troca de material nuclear com Brasil e
TEERÃ - O Irã vai continuar a enriquecer urânio a 20%, afirmou nesta segunda-feira, 17, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país à agência Irna. A declaração foi dada pouco tempo depois de Teerã firmar um acordo com Brasil e Turquia para enviar a maior parte de seu urânio enriquecido e trocá-lo em território turco por material nuclear preparado para uso pacífico.

Em torno do acordo:
[pic]Irã, Brasil e Turquia fecham acordo para troca de urânio
[pic]Lula diz que acordo é vitória da diplomacia
[pic]Irã fala em retomar diálogo com potências
[pic]Amorim diz que acordo impede novas sanções

"Claro que o enriquecimento a 20% irá continuar em nosso próprio país", disse o porta-voz Ramin Mehmanparast. O Irã recebeu muitas críticas internacionais em fevereiro, após começar a enriquecer urânio a 20%, necessário como combustível em seu reator de pesquisas.

O processo de enriquecimento de urânio pode ser usado tanto para fins pacíficos como para um programa de armas nucleares. Potências lideradas pelos EUA temem que o Irã busque secretamente essas armas, mas Teerã alega ter apenas fins pacíficos. Para produzir uma bomba atômica, é preciso urânio enriquecido a mais de 90%.

Repercussão:
[pic]Brasil rebate críticas de Israel sobre acordo
[pic]AIEA deve validar acordo, dizem potências
[pic]Acordo não elimina, mas dificulta sanções
[pic]Reino Unido diz que Irã ainda causa 'preocupação'

No domingo, os ministros de Relações Exteriores do Irã, da Turquia e do Brasil assinaram um acordo sobre o programa nuclear iraniano na reunião do G-15 (17 países em desenvolvimento), em Teerã. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, aceitou trocar 1.200 quilos de urânio por material nuclear (enriquecido a 20%) equivalente para seu reator de pesquisas médicas. O processo deverá se dar em

Relacionados