Festas populares de araci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FESTAS POPULARES DE ARACI

Sineide Sousa Silva
Valmir da Silva Santos²

RESUMO
No contexto baiano, a imagem de povo alegre e festeiro é um dos símbolos escolhidos para representar a identidade (a unidade) e uniformizar valores e comportamentos. Assim, fica as tradições de diversas festas populares como: Festa de Santos Reis na sede do município; os festejos juninos na zona urbanacomemorando o São João e, a homenagem a Nossa Senhora da Conceição. O presente artigo aprofunda a relação entre as festas populares e de caráter religioso, a partir de analise na cidade de Araci, este estudo pretende apresentar o espírito festeiro da população do município: uma cidade caracteristicamente nordestina, sertaneja e principalmente, repleta de manifestações culturais. Apesar de contextualizar-secomo um município de extrema pobreza, as pessoas mantêm uma mistura do profano com a religiosidade em seu dia-a-dia, transformando vários eventos culturais em grandiosas festas.
Palavras-Chave: Festas Populares; Cultura; Araci.

1 INTRODUÇÃO
Este estudo pretende abordar sobre os inúmeros eventos festivos que ocorrem no município de Araci, cidade do interior baiano, localizada na região doSemi-árido e distante da capital Salvador aproximadamente 210 Km.
Independente de suas origens, as festas são verdadeiras encenações a céu aberto que têm como cenário as ruas e praças públicas das cidades. As festas possuem características únicas, por estarem associadas à civilidade, por reviverem lutas, batalhas e conquistas, homenagearem heróis, personalidades e mitos. Podem estar associadas àreligiosidade como acontece com as festas litúrgicas ou em louvor aos santos, principalmente em louvor aos santos padroeiros de cada localidade; podem estar ligadas aos ciclos do calendário para comemorar os momentos importantes da vida cotidiana; podem ser festas folclóricas que recriam algo que ficou na memória coletiva; podem ser festas étnicas por expressarem a tradição cultural das comunidadesde imigrantes. Lanternari afirma que não existe sociedade humana sem festa. A festa é um “espelho no qual o ser humano se reflete, buscando, respostas para sua condição de precariedade frente à vida”.
As formas populares de festejar estão ligadas não só ao laser, como também a questões religiosas e ciclos de trabalho. A festa popular constitui-se como uma das formas mais reveladoras do modo deser de um grupo, pois é nesse espaço intervalar que ficam suspensas algumas normas sociais e outras são invertidas.
A riqueza cultural, histórica e, principalmente religiosa, caracteriza-se também como espaço de múltiplas tradições. Os baianos, de um modo geral, gostam de festas e celebrações e o município de Araci não faz parte das poucas exceções, ao contrário, pretende-se justamente, refletirsobre a quantidade excessiva de eventos festivos em um município pobre e sem perspectivas de emprego e renda para a grande maioria de seus cidadãos. Assim, nos apoiamos em Émile Durkheim (apud MOURA et al, 1978, p. 135) ao nos afirmar que “quando nos lançamos na explicação de um fenômeno social, temos de investigar separadamente a causa eficiente que o produz e a função que ele desempenha”.2 O MUNICÍPIO DE ARACI E SUAS MUITAS COMEMORAÇÕES
As festas populares, por constituírem um domínio da cultura do qual emergem as identidades que singularizam grupos humanos e sociedades inteiras, vêm ganhando importância social, política e econômico. O município de Araci é repleto de manifestações culturais. Estudar os festejos em louvor aos vários santos homenageados aqui consiste em analisar osignificado destas manifestações de caráter religioso e popular marcantes em toda a Bahia, especificamente no município citado, tanto no contexto urbano quanto rural.
Para elucidar a inter-relação entre as festas populares, políticas públicas, patrimônio imaterial e o turismo, faz-se necessário, primeiramente, a compreensão da historiografia e do conceito de festa popular, termo de difícil...
tracking img