Membranas biologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMBRANAS BIOLÓGICAS
|
Imagem obtida do site:
http://www.epub.org.br/cm/n07/fundamentos/neuron/parts.htm |
Desde sua descoberta, a célula vem sendo objeto deinvestigação científica, bem como os seus constituintes morfológicos básicos - membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, nossa explanação aqui se dará principalmente sobre asmembranas.

Sabe-se que as membranas possuem intensa atividade e que a estrutura das membranas são diferenciadas pela sua atividade. Contudo, apesar de todas as diferenciações elaspossuem traços em comum:
* As membranas não são estruturas contínuas, mas sim organizações moleculares;
* Através das membranas realizam-se trocas materiais eenergéticas, controladas e seletivas;
* As membranas participam de processos energéticos de transporte;
* A estrutura das membranas é basicamente fosfolipídeos e proteínas.
Osfosfolipídeos são as moléculas encarregadas fundamentalmente da estrutura da membrana. As proteínas são as moléculas que desempenham as funções específicas, como:reconhecimentos imunológicos, ação enzimática, transporte específico de corpos através da membrana.
 
FICK E A DIFUSÃO
 
A lei de Fick trata do processo de difusão. O processo dedifusão está relacionado ao movimento de agitação térmica dos íons numa solução. Os íons colidem com as moléculas do solvente, dando origem a um movimento aleatório sem nenhumadireção preferencial.
A distribuição de um grande de íons caracteriza-se por sua concentração, correspondente ao número desses íons por unidade de volume. Se essa concentraçãonão for uniforme, a agitação térmica dos íons fará com que ela se uniformize. Isso corresponde a um fluxo de cargas elétricas, ou seja, uma densidade de corrente elétrica.
tracking img