Membrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana Plasmática
A membrana plasmática é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular,o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.Aparece em  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletromicrografia" \o "Eletromicrografia" eletromicrografias comoduas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 6 a 10  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Nan%C3%B3metro" \o "Nanómetro" nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se emtodas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula utiliza paracaptar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtosde excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).
Composição Química
Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídaspredominantemente por  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fosfolip%C3%ADdeo" \o "Fosfolipídeo" fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na formade oligossacarídeos. Exteriormente, na grande maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídeos: o  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicoc%C3%A1lix" \o "Glicocálix"glicocálix ou glicocálice. Entre outros papéis, o glicocálix tem a função de reconhecimento químico da célula para seu exterior e tem também função protetora, impedindo que alguns tipos de vírus oubactérias se anexem à célula.
A membrana celular é responsável pela manutenção de uma substância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular, e pela recepção de nutrientes e sinais...
tracking img