Melaine klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seguidora de Freud, Melanie Klein também procurou buscar novos aspectos vinculados no desenvolvimento da criança. Uma das primeiras conclusões que obteve foi que das fases de desenvolvimento deverãoresultar conflitos na criança que podem ou não originar neuroses infantis, tudo depende da resolução que se faça.
Segundo Klein, a primeira experiência da criança é uma experiência oral, onde elaconhece e faz contato com o mundo a partir da boca, através do contato com o seio da materno.
O seio da mãe é o primeiro objeto de relação da criança com o mundo externo, sendo este bom quandoamamenta, permitindo o contorto e mau quando suspende essa alimentação , mesmo se a criança deseja mais, proporcionando desconforto. Assim, a criança adquire noções de um mesmo objeto (seio materno)divergentes (bom e mau).

Logo ao nascer, os bebês sentem amor e ódio. Podendo começar o sentimento de amor com o seio bom e o ódio com seio mau. De acordo com Klein, o enigma está na fantasia dacriança que ao odiar o seio mau, acredita que este objeto interno é ameaçador, criando certo medo, o qual é denominado de ansiedade persecutória. A sensação de querer fugir de uma situação perigosa échamada na psicanálise de defesa. Esse conjunto de ansiedade persecutória e suas defesas é denominado esquizoparanóide.

Conforme o bebê vai se desenvolvendo, há a percepção que o mesmo objeto que émau e que é odiado é o mesmo daquele que é bom e amado, assim, há uma mudança, o medo passa a ser de perder o seio bom, essa situação de temor da perda denomina-se “ansiedade depressiva”. Esseconjunto de “ansiedade depressiva” e as suas defesas do ego são chamados de “posição depressiva”.

BIBLIOGRAFIA
http://www.depressaoansiedade.com/melanie-klein-psicanalise-kleiniana.html
NEVES,Flávio José de L. A psicanálise Kleiniana. 2007, p. 21-28. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/reverso/v29n54/v29n54a04.pdf

Jacques Lacan
Carl
Carl Gustav Jung foi discípulo de Freud, com ele aprendeu...
tracking img