Vida e obra de melaine klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDA E OBRA DE Melanie Klein

Introdução: Algumas informações introdutórias sobre a vida e obra de Melanie Klein

Melanie Reizes nasceu em Viena em 30 de março de 1882. Seu pai, Moris Reizes era de família judia ortodoxa, originário de Lemberg, na Galícia, médico clínico geral; seu primeiro casamento havia sido arranjado; divorciou-se com mais de 40 anos. Sua mãe, Libusa Deutsch (25 anos),judia eslovaca, de família culta, era dominada por uma linhagem de mulheres. Libusa era bonita, corajosa e empreendedora (tinha uma loja de plantas e répteis), mas, também dominadora, destrutiva e possessiva. Melanie foi quarta filha, pouco desejada do casal que não se dava bem. Sentia muito a preferência de seu pai por sua irmã mais velha. Admirava a intelectualidade de seu pai que aprendera dezidiomas sozinho. Klein foi amamentada por uma ama de leite que a alimentava sempre que queria.
Com quatro anos Klein perdeu sua irmã Sidonie de oito com tuberculose. Com dezoito anos perdeu seu pai (que era muito doente há anos). Com vinte anos perdeu seu irmão Emmanuel (com 25 anos)sofria de reumatismo cardíaco, com quem tinha muita afinidade. A morte desses dois irmãos, especialmente oEmmanuel, muito contribuiu para o traço de depressão que era parte da personalidade de Melaine. Ao mesmo tempo, os dois trágicos eventos estimularam ainda mais seus interesses intelectuais e deram-lhe um sentimento de que a busca de desenvolvimento e realização pessoal era quase um dever.
Com dificuldades financeiras, desiste de fazer medicina e casa-se em 1903 com Arthur Klein, provavelmente por essasdificuldades. Ele era engenheiro químico, de caráter sombrio. Enquanto noiva, fez Humanidades na Faculdade de Viena. Toda a sua vida lamentou-se por não ter estudado medicina, acreditando que, se tivesse um diploma de medicina, suas idéias e pontos de vista teriam sido ouvidos com mais respeito. Não foi um relacionamento feliz; separa-se em 1919 e se divorcia em 1922. Teve desse casamento trêsfilhos: em 1904 nasce Melitta; em 1907 nasce Hans e em 1914 nasce Erich. Nesse ano Klein inicia sua analise com Sandor Ferenczi por ocasião da morte de sua mãe, com quem havia tido uma relação bastante difícil.
Sua vida mudou consideravelmente quando em 1910, o marido encontrou finalmente trabalho em Budapeste. Ai encontrou a companhia intelectual que tanto desejava e, foi ai que pela primeira veztomou conhecimento com a obra de Freud em 1910 “Sobre os sonhos” e assim começou o seu interesse pela Psicanálise, que a acompanhou até ao fim da vida. Estudar psicanálise, praticá-la, dar-lhe sua contribuição, tornou-se a sua paixão dominante. Começa a participar das atividades da Sociedade Psicanalítica dessa cidade (presidente: Karl Abraham), se tornando membro em 1919. Em 1918 conhece Freudem um congresso em Budapeste da IPA (Freud considerava Budapeste o centro do movimento psicanalítico), e se encanta mais ainda com a psicanálise. Procurou Ferenzi para ser analisada por ele e foi com o encorajamento desse notável psicanalista Húngaro, discípulo e colaborador de Freud,que ela começou a analisar crianças. Incentivada por Ferenczi, apresenta em 1919 nessa Sociedade seu primeiroestudo de caso de uma analise infantil (Fritz), que na realidade era seu filho Erich. Em 1919 e em conseqüência desse trabalho tornou-se membro da Sociedade de Budapeste.
Em 1920, num Congresso Psicanalítico em Haia, Melaine Klein conheceu Karl Abraham tendo sido profundamente impressionada por ele. O próprio Abraham falou-lhe de forma encorajadora sobre seu trabalho em análise infantil, o que aestimulou a mudar para Berlim. Instalou ai seu consultório psicanalítico para adultos e crianças. Não ficou satisfeita com os resultados de sua análise com Ferenzi, e em 1924 persuadiu Abraham a aceitá-la como paciente. Abraham era geralmente avesso a analisar colegas residentes em Berlim mas estava convencido da importância e do potencial das contribuições de Melaine Klein para a Psicanálise. No...
tracking img