Resumo - melaine klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Klein existem diversas formas de relação paciente-terapeuta, sejam elas fantasiosas quanto emocionais.
Klein substitui o modelo de fases utilizado por Freud pelo esquema de posições.
Posiçãoesquizo-paranóide – Inicia no nascimento até o seis meses de idade. Na posição esquizo-paranóde o desenvolvimento do eu é determinado pelos processos de introjeção e projeção.
A primeira relaçãoobjetal do bebê ocorre com o chamado seio amado e odiado – seio bom ou seio mau. Os impulsos destrutivos e a angustia persecutória encontram-se no seu apogeu, assim como os processos de divisão,onipotência, idealização, negação e controle dos objetos internos e externos.
Dá-se a clivagem que é divida em seio bom e seio mau.
O seio bom é a mãe que amamenta o bebê (objeto ideal).
O seio mau é a mãeausente, que não o alimenta, (objeto persecutório) que é projetado para fora como perseguidor e destruidor do objeto bom.
Nesta fase o bebê ainda não consegue definir que o seio bom e o seio mausão a mesma pessoa, para ele são dois objetos separados.
Angustia persecutória – é a meta da criança de possuir e introjetar o objeto bom e de projetar o objeto mau para fora e assim evitar os impulsosdestrutivos.
Posição depressiva – se inicia após os seis meses de idade, nesse momento a relação do bebê com o mundo externo se torna mais diferenciada, aumentando sua capacidade de expressar emoçõesde se comunicar com as outras pessoas. É neste momento que o bebê reconhece a mãe como um único objeto, ou seja, o bebê começa a reconhecer a mãe como uma pessoa total com existência própria eindependente, fonte de experiências boas e más, aos poucos o bebê compreende que ama e odeia a mesma pessoa, neste momento é inaugurada a experiência do chamado sentimento de ambivalência.
É neste momentoque o bebe se dá conta que o medo que ele tinha do seu objeto bom ser destruído por perseguidores, pode ser destruído por ele mesmo, por esta ambivalência de amor e ódio sua angustia deixa de ser...
tracking img