Meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice


Índice…………………………………………………………………….... 1
Introdução……………………………………………………………….... 2
Fundamento Teórico…………………………………………………….....3
O Ciclo Celular – A importância da mitose………………………………..3
A reprodução – Sexuada e Assexuada……………………………………..4
Diferenciação Celular………………………………………………………4
Multiplicação Vegetativa…………………………………………………..5
Procedimento Experimental………………………………………………..6Resultados………….....................................................................................6
Analise de resultados……………………………………………………….8
Conclusão…………………………………………………………………..9
Bibliografia………………………………………………………………..10

















Introdução

Actualmente, já esta adquirido o conceito de que todos o seres vivos são constituídos por células. A célula, unidadeestrutural e funcional de todos os organismos vivos, possui um desenvolvimento dinâmico, isto é, inclui no seu desenvolvimento períodos de crescimento celular e períodos de divisão celular, o que nos permite afirmar, tal como Virchow em 1858, que “Quando surge uma célula, ela proveio de outra célula, tal como os animais provêm de outros animais e as plantas de outras plantas”. Deste modo pode-se concluirque as células provêm de células preexistentes e é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade de todos os seres vivos.
Ao longo deste trabalho, abordasse-á a multiplicação Vegetativa de organismos vegetais, especificamente da batateira, nome vulgar da espécie Solanum tuberosa da família das Solanáceas. As plantas desta espécie são vivazes com tubérculos caulinaressubterrâneos. Os tubérculos ao fim de um ano perdem qualidade, sendo por isso necessário obter novos a partir de sementes que são popularmente conhecidas por batatas semente. São estes tubérculos que são plantados pelos agricultores recorrendo então a um processo de multiplicação vegetativa em que entram etapas fundamentais tais como a divisão Mitótica das células e a posterior diferenciação celularoriginando assim uma nova planta, a batateira.
A reprodução é o conjunto de processos pelos quais os seres vivos originam novos indivíduos idênticos a si próprios. Os processos de reprodução são muito variados, podendo, no entanto, agrupar-se em dois tipos fundamentais, a reprodução sexuada e a reprodução assexuada. Na reprodução sexuada, os novos indivíduos são originados a partir de umovo, célula que resulta da fusão de dois gâmetas, masculino e feminino, provenientes de dois indivíduos da mesma espécie, gâmetas estes que derivam de um tipo de divisão celular denominado por meiose em que existe uma redução para metade do património genético.
No caso da batateira, trata-se de um exemplo de reprodução assexuada em que os novos indivíduos formados provêem de um só progenitorsem que haja fusão de gâmetas sendo, a descendência, exactamente igual geneticamente aos progenitores devido ao tipo de divisão celular predominante na Reprodução Assexuada, a mitose.




Ao longo da realização deste trabalho, pretende-se desenvolver as seguintes temas:
• A Reprodução assexuada;
• A Multiplicação Vegetativa como meio de reprodução assexuada;• A Mitose como divisão celular predominante na reprodução assexuada;
• A importância da Diferenciação tecidular celular .




Pretende-se assim com a verificação de um caso de reprodução assexuada, nomeadamente a Multiplicação Vegetativa da batateira, abordar a importância de células totipotentes neste processo de reprodução cuja posterior diferenciação é muitoimportante, entender o motivo pelo qual as semelhanças genéticas entre progenitores e descendentes e abordar o desenvolvimento da batateira ao longo do tempo.








Fundamento Teórico


Tal como toda a vida na Terra, desde bactérias a seres pluricelulares mais complexos, as plantas possuem métodos de reprodução, conjunto de processos pelos quais os seres vivos originam novos seres...
tracking img