Meios de cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meios de Cultura.
Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais.
Quanto à composiçãoquímica podem ser simples ou básicos (que permitem o crescimento bacteriano, sem satisfazer, contudo nenhuma exigência em especial) e complexos ou especiais (quando cumprem com as exigências vitais de determinados microrganismos).
De acordo com a finalidade bacteriológica ou micológica os meios especiais podem ser classificados em vários tipos, por exemplo:
* Diferenciais - Permitem separargrupos de microorganismos através da sua aparência no meio (características morfológicas ou bioquímicas) e contêm indicadores, que assinalam as alterações na aparência do crescimento bacteriano (colônias) ou no meio (mudança de cor). O mais comum é o:
* Ágar Sangue – contém sangue misturado do ágar e é usado para verificar a capacidade hemolítica dos microorganismos. Bactérias γ-hemolíticas(não há hemólise); bactérias α-hemolíticas (hemólise parcial) e β-hemolíticas (hemólise total).
* Seletivos e diferenciais– Além de nutrientes necessários para o crescimento de todos os microorganismo, contém 1 ou mais compostos que são essenciais devido à sua especificidade funcional de isolar grupos específicos, permitindo o seu crescimento em detrimento de outro, pois são formulados parainibir o crescimento de microorganismos que não interessam ao fim em vista. Os agentes de seleção podem ser produtos químicos, corantes, antimicrobianos. A maioria deles é também diferencial, permitindo diferenciar as colônias (sólidos) dos microorganismos. Os mais conhecidos são:
* Ágar SS – possui componentes (sais de bile, verde brilhante e citrato de ferro) que inibem microrganismos Grampositivos. E a incorporação de lactose ao meio permite diferenciar se o microrganismo é lactose positiva (bactérias que fermentam a lactose produzem ácido que na presença do indicador vermelho neutro resulta na formação de colônias de cor rosa), e bactérias que não fermentam a lactose formam colônias transparentes. O tissulfato de sódio e o citrato férrico permitem a detecção de H2S, que éevidenciado pela formação de colônias de cor negra no centro.
* Ágar Manitol – é um meio seletivo, pois contém uma concentração de sal (7,5%) muito elevada, que inibe a maior parte dos microorganismos, permitindo o crescimento principalmente de cocos Gram+. Também é um meio diferencial, pois contém o álcool manitol e 1 indicador de pH, o vermelho de fenol, que passa de amarelo a vermelho, se omanitol for fermentado.
* Ágar Macconkey – é um meio seletivo permitindo o crescimento de bactérias Gram negativas e inibindo o crescimento de Gram positivas (especialmente estafilococos e enterococos) principalmente pela presença de corante cristal violeta e sais biliares e é diferencial, pois indica a fermentação de lactose (o meio fica amarelado quando isso ocorre, por causa mudança de pH).Existem ainda:
- Quanto ao estado Físico:
Sólidos- Possuem até 2% de ágar
Semi-Sólidos- possuem até 0.5% de ágar
Líquidos- não possuem ágar
- Quanto a Constituição:
Naturais- apresentam constituição indefinida.
Sintéticos- apresentam constituição definida.

Preparação de Meios de Cultura.
1 – Verificar qual a rotina que será realizada;
2 – Selecionar os meios;
3 – Fazer os cálculosdo volume total de acordo com o tipo de meio;
4 – Verificar a concentração dos meios para determinar o volume de água para a reidratação;
5 – Pesar os pós;
6 – Medir a água em proveta;
7 – Colocar metade do volume total de água em erlenmeyer de volume maior que o total do meio;
8 – Verter o pó para o erlenmeyer;
9 – Verter o restante do volume de água, lavando as paredes do erlenmeyer;...
tracking img