Meios de cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
unções dos objetos no laboratório e preparação do meio de cultura.

Este foi o segundo contato com o laboratório.

Nesta ocasião o professor explicou sobre a funçãodos objetos que iremos manusear, alem do roteiro de preparação de culturas. Estes meios de crescimento bacteriano de outros microorganismos fornecem ambiente favorável paraseu crescimento e desenvolvimento, existem meios de cultura para cada ser vivo que iremos estudar.

O primeiro passo é determinar a quantidade de pó (cultura) que irá serutilizado, o mesmo é pesado no vidro de relógio para pequenas quantidades e no Becker para porçoes maiores. Deve-se medir a quantidade de água através da proveta que égraduada. Prepara-se a mistura com o bastão de vidro e esteriliza-se o meio de cultura no balão levando este até à autoclave. Coloca-se na vidraria adequada se for líquido notubo de ensaio que vai no suporte, se for sólido na placa de Petri.

Após o resfriamento o meio endurece (Agar) e a placa pode ser reutilizada. Prepara-se então a lâminacom o microorganismo através da coloração (lamina descartável) e coloca-se a lamínula em cima do material preparado levando–o para observação no microscópio ótico.

O Swabé um dispositivo de coleta e cultura, e depois de esterilizado é levado para estufa que incentiva o crescimento.

O algodão é enrolado em papel alumínio no palito econduzido a autoclave antes da coleta de material realizado com o Swab.

A ponta da Alça de Henle é colocada no Bico de Bunsen e após a transferência ou coleta demicroorganismos e o material é levado a incineração.

Existe um dispositivo de limpeza, uma espécie de frasco chamado almotolia onde é inserido o álcool para a assepsia de material.
tracking img