Rotinsa trablahista e contabilizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO
A descrição detalhada das rotinas trabalhistas é necessária para o bom funcionamento do setor de Recursos Humanos das empresas e os reflexos diretos que produzem na contabilidade geral e gerencial destas.
Na execução deste trabalho os dados relacionados à relação trabalhista empregado-empregador,contratos de trabalho, admissão de empregados, salário, folha de pagamento e obrigações acessórias foram obtidos através de estudos de textos, leis, leitura de livros, obras de vários autores selecionados assim a base documental e compilando informações para a descrição dos mesmos. Fez-se um diagnóstico dos documentos e livros necessários para a administração de pessoal bem como um fluxograma do setorpessoal. Entende-se, que o presente guia de procedimentos desempenha a importante tarefa de facilitar no dia-a-dia o acompanhamento, a execução das tarefas, colaborando também para o desempenho profissional e para a solução dos problemas comumente enfrentados pelos responsáveis da área trabalhista e demais pessoas envolvidas numa organização empresaria
Outro ponto importante é o estudo da culturae clima organizacional, onde se discute a importância de se fazer uma analise prévia da cultura de uma determina região onde se pretende abrir uma empresa, alem disso, a importância do clima que envolve a relação trabalhista em uma empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – ROTINAS TRABALHISTAS

2.1.2 CTPS:
Instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932 e posteriormente regulamentada peloDecreto nº. 22.035, de 29 de outubro de 1932" a Carteira de Trabalho e Previdência Social tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzircom tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. Na nova carteira de trabalho - CTPS emitida por meio informatizado - é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior éconfeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.
Tais mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidosdireitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo - terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria. A cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil passa a ser verde e não azul, como a dos brasileiros. No ato da emissão da nova CTPS o cadastramento do trabalhador no NIS/PIS, é efetuado, não necessitando mais que este número seja fornecido pelo empregador.2.1.3 EXAME ADIMISSIONAL:
O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório, solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada. O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT, o qual diz:

“Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a seremexpedidas pelo Ministério do Trabalho: I - na admissão; II - na demissão; III – periodicamente”.

O Exame Admissional é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.

O exame inicia com uma...
tracking img