meio interno e homeostase




Patrícia Heringer Mafra
Rosana Marim da Silva
Tainá Amanda Leite de Oliveira















Aula pratica n.02: Meio Interno e HomeostasiaLondrina
2012
Patrícia Heringer Mafra
Rosana Marim da Silva
Tainá Amanda Leite de Oliveira

















Aula pratica n.02: Meio Interno e HomeostasiaTrabalho apresentado à disciplina Fisiologia do curso de Fisioterapia, prof. Vinícius P. Rincão


















Londrina
2012

SUMÁRIO






1.Introdução

A Homeostasia foi definida primeiramente pelo fisiologista americano Walter Bradford Cannon, em 1932, que diz: “Homeostasia é, portanto, a propriedade hereditária do ser vivo de perdurar notempo, mantendo o equilíbrio morfológico e funcional das suas células e tecidos”.
Então homeostasia é a capacidade de qualquer sistema de regular o ambiente interno para manter uma condição estável. Estaestabilidade é feita por vários mecanismos de auto-regulação e diversos ajustes dinâmicos.
Quando um valor esta fora da normalidade, são ativados diversos mecanismos de modo a compensá-lo. Uma falhadesta característica pode desencadear um mau funcionamento de diferentes órgãos.
O exercício físico pode trazer uma grande demanda metabólica ao organismo. Aumentando o consumo de oxigênio devido àsolicitação muscular e gerando respostas fisiológicas nos sistemas corporais especialmente no sistema cardiovascular.



2. Objetivo


Este relatório tem como objetivo demonstrar a existênciade mecanismos que regulam as funções orgânicas, mesmo quando estas sofrem alterações, sejam elas provenientes do meio interno ou externo. Pretendemos também analisar a interação entre os váriosmecanismos que regulam as funções corporais.


3. Materiais e Métodos


Para a produção deste relatório escolhemos uma integrante do grupo e medimos o seu pulso radial, a sua pressão arterial e a...