Homeostase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Homeostase

O corpo humano é composto por vários sistemas e órgãos, sendo cada um constituído por milhões de células. Estas células necessitam de condições estáveis para funcionar e contribuir paraa sobrevivência do corpo. Assim, a manutenção de condições estáveis para as células é uma função essencial do corpo humano, a qual chama-se homeostase.
Através dela, fatores como a manutenção dasconcentrações normais dos elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.
A homeostase (homeo = igual; stasis= ficar parado) é uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de limites fisiológicos. O meio interno refere-se ao fluido entre as células, chamado de líquido intersticial(intercelular). Um organismo é dito em homeostase quando seu meio interno contém a concentração apropriada de substâncias químicas, mantém a temperatura e a pressão adequadas.
Quando a homeostase é perturbada,pode resultar a doença. Se os fluidos corporais não forem trazidos de volta à homeostase, o indivíduo pode vir a óbito.
No corpo humano, é possível identificar alguns tipos diferentes dehomeostasia. 

Homeostasia Térmica:
É denominado homeostase térmica, o controle da temperatura do corpo humano, onde consiste em manter a temperatura do corpo constante. Muitos mecanismos fisiológicos ebioquímicos dependem da temperatura corporal como, por exemplo, a frequência cardíaca, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc.
Em exposição ao frio o corpo precisa de maisenergia para manter o calor interno, assim o indivíduo sente mais fome, ocorrem tremedeiras, há um gasto maior de gordura.

Homeostasia Hídrica:
Acontece nos rins e significa a regulação da água dentrodo organismo.
O corpo humano em temperatura normal, necessita de 2 litros de água por dia. Essa água pode ser expelida através do suor, urina e fezes (em menor quantidade).
Nas atividades...