Homeostase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos

Dar uma visão panorâmica dos principais mecanismos que regulam as atividades celulares;
Apresentar o crescimento acelerado do conhecimento desta área, conhecimento este de grande importância para profissionais de biomedicina e saúde;
Introduzir a noção de como o mau funcionamento destes mecanismos pode gerar doenças.

Introdução

O corpo humano é composto de vários sistemas eórgãos, cada um consistindo de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células foi primeiro postulada por Claude Bernard, na segunda metade do século passado, e posteriormente desenvolvida por Walter B. Cannon, que criou o termoHomeostase para designar a tendência dos organismos vivos em manter constante o meio interno. Quando o organismo não consegue manter a Homeostase, ocorre a doença.

Como se originam algumas doenças?
* Modificações dos agentes intrínsecos e extrínsecos podem gerar doenças.
* Há mecanismos de ajustes ás variações do meio externo e internoClaude Bernard (1813 – 1878)
“A constância do meio interno é essencial para a existência livree independente.”
Claude Bernard

Walter Cannon (1871 – 1945)
Criou o termo Hemostasia (1929)

Walter Cannon

Homeostase

Um sistema só pode sobreviver se a sua capacidade de resposta não for ultrapassada por acontecimentos que ocorrem no ambiente. Os seres vivos são capazes de lutar contra esses acontecimentos adaptando-se de modo a conservar o seu equilíbrio interno apesardas variações exteriores.
Essa propriedade de manter relativamente constante seu meio interno é chamada Homeostase (processo através do qual um organismo mantém suas condições internas constantes necessárias para a vida).
Um exemplo é o Suor que é responsável por manter a temperatura corpórea normal.
Existem três tipos de Homeostase:
Homeostase em Desenvolvimento: Capacidade apresentadapor uma planta de não alterar as suas características fenotípicas quando cultivada em diferentes condições ecológicas.
Homeostase Genética: Capacidade de um genoma de não aceitar alteração genética na sua constituição.
Homeostasia: Tendência dos ecossistemas biológicos a resistir a alterações e permanecer em estado de equilíbrio dinâmico.
A homeostase é necessária para a manutenção da vida,pois se o ambiente interno mudasse muito, ficando, por exemplo, excessivamente quente ou muito frio ou então demasiadamente ácido, as reações químicas poderiam parar e o indivíduo morreria.
É claro que o desgaste do ser vivo é inevitável.
Até hoje, não se sabe de nenhuma forma de vida que seja eterna (com exceção das células tumorais) mas ao menos enquanto os seus elementos se mantêm emfuncionamento, o sistema vivo, seja ele célula ou ecossistema luta pele sobrevivência.




Mutações Gênicas

A mutação é uma alteração na seqüência de bases nitrogenadas de um segmento do DNA. Ela pode ser espontânea, quando há alteração sem a ajuda de fatores mutagênicos, ou pode ser devido a exposição da célula a fatores mutagênicos: materiais radioativos, exames com raio X, substânciasquímicas .
Essa alterações podem levar à doenças, mas também são de fundamental importância para a evolução humana, pois sem eles ainda seríamos bactérias anaeróbicas. Foi devido a essas alterações que estas bactérias evoluíram e divergiram entre si formando os diversos organismos.
As mutações gênicas podem ocorrer durante várias fases da célula:
Duplicação do DNA: As mutações ocorrentes...
tracking img