Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio ambiente é o conjunto de elementos favoráveis ou desfavoráveis que cercam determinado ser vivo, como luz, calor ventos, chuvas, condições edáficas (relativas ao solo) e a presença de outrosseres vivos.

1 – INTRODUÇÃO

O estudo do meio ambiente é de vital importância para avaliação do grau de adaptação e tolerância de cada ser vivo nas condições ambientais existentes, fornecendo tambémsubsídios para avaliação dos impactos nos ecossistemas através de comparações de seu efeitos sobre as flutuações naturais das populações.

Os fatores ambientais que influenciam o desenvolvimento dasdiferentes espécies de seres vivos são denominados fatores ecológicos.

Os fatores ecológicos ditos abióticos representam as condições climáticas, edáficas e químicas do meio.

Os fatoresbióticos compreendem as interações que ocorrem entre os seres vivos, como as associações biológicas de parasitismo, predação e competição.

Os seres vivos que habitam uma determinada região encontram-seadaptados às condições ambientais do meio, representadas pelos fatores abióticos e bióticos, que regulam o equilíbrio populacional e os limites para o desenvolvimento de um ecossistema.

2 – NICHOECOLÓGICO

O nicho ecológico diz respeito a maneira de viver de cada organismo,seus hábitos, a forma de obtenção de energia e as interações das quais ele participa dentro de um ecossistema.

Obiólogo Gause, através de experiências, demonstrou que duas espécies diferentes de seres vivos não podem desempenhar o mesmo nicho ecológico em uma mesma região por muito tempo. Esta ocorrência leva a umadisputa entre as espécies, com o conseqüente desaparecimento da espécie mais fraca.

3 – O HABITAT

O local onde determinada espécie vive e desempenha seu nicho ecológico é denominado habitat.Algumas espécies de seres vivos conseguem se adaptar a diferentes condições ambientais, o que lhes confere uma maior distribuição geográfica e, portanto, um habitat mais amplo.

Outras espécies...
tracking img