Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PROJETO MEIO AMBIENTE

1.1. Introdução

A situação de insustentabilidade ambiental na sociedade contemporânea, considerada por muitos como uma crise na relação ser humano-natureza sem precedentes na história da humanidade (GONÇALVES, 1996), vem exigindo uma reflexão sobre o que se convencionou chamar de questão ambiental.
A crise na relação sociedade-natureza, ou seja, a criseambiental tem levado à necessidade de recolocar em questão a organização da sociedade ocidental, seus modos de produção e de consumo, a maneira de gerir os recursos naturais, o modo de vida e a ciência, apontando-se a necessidade de ações urgentes.
Nesse sentido, ao buscarem uma forma de compreender e discutir caminhos para a relação entre ser humano e natureza, Pelizzoli (2002) assinalaque é necessário ponderar a respeito das possibilidades de uma ética que considere os valores e direitos humanos, mas que, além disso, valorize a vida como um todo e não somente a pertencente aos seres humanos. A proposta de uma outra relação sociedade-natureza parte da crítica ao paradigma e visão de mundo da modernidade e aos modelos de civilização e de progresso atuais.
Grün (2000)ressalta que uma das principais causas da degradação ambiental tem sido entendida a partir do fato de vivermos sob a égide de uma ética antropocêntrica. Nessa ética, o sistema de valores instituídos considera o ser humano como centro do universo, no qual todas as coisas existem em função dele e para ele. A natureza é vista como algo sem vida e mecânico, um elemento desprovido de valores que não osutilitários.
Assim, entende-se que a visão mecanicista da natureza está intimamente associada à ética antropocêntrica, na qual o ser humano retira-se da natureza, pois sua capacidade racional específica, não identificada em outros seres da natureza, torna-o separado e ao mesmo tempo ocupando um lugar central. Estabelece-se, com isso, uma valorização utilitária da natureza: ela vale pelo uso queo ser humano faz dela.
A crise ecológica, apontada como um dos produtos da cultura ocidental, tem estimulado questionamentos acerca dos valores que sustentam essa cultura (GRÜN, 2000). Carvalho (2006), afirma que se os valores utilitaristas forem mantidos, nossa civilização tornar-se-á insustentável muito brevemente.
Diante desse contexto em que se almejam mudanças, o processoeducativo é apontado por diferentes setores sociais como uma possibilidade de transformação (CARVALHO, 2006), e a escola, não pode deixar de considerar a questão ambiental como um tema significativo. A escola, enquanto um dos setores da sociedade no qual o diálogo e a troca de saberes podem ser priorizados, representa um local fértil para o debate acerca dos valores que nos movem em nossa relação com anatureza.
Desta forma, busca considerar a educação em seu sentido emancipador, ao possibilitar que o educando participe do desenvolvimento dos acontecimentos sociais, promovendo uma nova maneira de ver os fatos e, consequentemente, uma possível diminuição no processo de alienação a que todos estão submetidos. Essa nova visão da realidade pode refletir várias mudanças, sejam elas na forma denos relacionarmos em sociedade e também com a natureza, visto que a forma como nos relacionamos com esta última na contemporaneidade têm expressado um caráter dominador (THOMAS, 1988).
Diante dos vários problemas ambientais que a sociedade está enfrentando, o esclarecimento sobre a relação que a sociedade vem engendrando com a natureza, além do modo como a valoram, poderá promover umaoutra maneira de olharmos e entendermos a questão ambiental.
Rodrigues (2001), argumenta a favor de uma educação que priorize o trabalho com valores. Ao trabalhar com valores, verificamos que a educação traz em seu bojo aspectos que envolvem valores utilitaristas a serem superados e modificados na relação entre ser humano e natureza.
Educadores, pesquisadores e ativistas têm apontado...
tracking img