Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise 
Uso e Cobertura da Terra na Dinâmica da Amazônia Brasileira: Uma Revisão 

1. Introdução

Mudanças na cobertura vegetal consistem em ameaças aos ecossistemas, principalmente levando em conta que as conversões facilitam a invasão de espécies exóticas, podem reduzir a disponibilidade de energia, água e nutrientes essenciais a manutenção dos ecossistemas.
Estas mudançasocorrem devido a crescente demanda por terra, um fator essencial, considerando as economias fortemente agrárias nas regiões de fronteira tropical. A crescente demanda por este fator de produção gera a necessidade de que cada vez maiores áreas tornem-se produtivas, estimulando o desmatamento.
Este artigo tem como objetivo principal analisar as pequenas produções e seus aspectos, sendo necessáriodistingui-las. Os pequenos produtores na região amazônica são constituídos, principalmente, de populações indígenas e migrantes. Esta diferenciação se justifica porque as populações de origem indígena mantêm práticas de cultivo que comparadas as utilizadas pelos migrantes são relativamente sustentáveis.
Considera-se, também, como relevante o fato do pequeno produtor ter sido, por vezes injustamente,responsabilizado pelo desmatamento das florestas tropicais, por conta dos modelos de cultivo de invasões móveis, onde o solo perde, rapidamente, a fertilidade e o cultivo é movido para uma nova área de floresta desmatada, em um clico interminável de desmatamento.
Por outro lado, o desmatamento brasileiro é marcado pelo papel desempenhado pelo capital urbano, na migração e concentraçãofundiária. No caso brasileiro, o desmatamento está, em grande parte, ligado ao desenvolvimento da pecuária atraída para a região por conta de programas de incentivos do governo.

2. Cobertura do solo / dinâmica de uso da terra 
A escolha do tipo de cobertura e da forma de cultivo da terra está diretamente ligada as condições do agregado familiar, que podem limitar as escolhas das culturas,àquelas ligadas a degradação ambiental.
A situação econômica da família afeta todas as fases do processo de escolha da cultura utilizada, uma vez que a escolha do sistema agrícola é, em parte, uma função do capital disponível. Nos anos iniciais de uso da terra, a escolha da cultura é influenciada pelo dom da família, mas as alterações posteriores são mais influenciadas pelas condições internas eexternas do ambiente familiar.
Um exemplo claro analisando o caso brasileiro para estes processos de escolha é a pecuária, com as sucessivas queimadas para geração de pastagens, o solo começa a perder fertilidade ao longo do tempo limitando, posteriormente, a escolha da cultura àquelas que exigem menor teor de nutrientes, como a mandioca.
Além disso, outros fatores devem ser considerados. Caso acultura seja bem sucedida, e trouxer bem estar econômico, as famílias podem escolher investir em formas de produção mais modernas, altamente capitalizadas, introduzindo novas tecnologias e ampliando a produção.

3.1. Os ciclos de desenvolvimento e estratégias de utilização dos recursos 
Pesquisas recentes sugerem vínculos diretos entre a estrutura familiar e as atividades econômicasde pequenos produtores familiares em uma série de países tropicais, e sugerem vínculos nas relações entre os tipos de agregados familiares e um amplo conjunto de estratégias econômicas, incluindo o trabalho agrícola.
Sendo o processo de acumulação uma função da disponibilidade de recursos produtivos, na produção familiar, principalmente a força de trabalho, este tem uma relação com as fases dociclo da vida. Descreve a evolução do sistema como um conjunto perceptível de estágios, ou trajetórias, envolvendo operações de subsistências, como a formação de rebanho de gado leiteiro. Já nas fases finais do ciclo de vida pode-se retornar a operação de um sistema primário, uma vez que há redução na força de trabalho familiar. Considerando famílias com filhos pequenos, há grande diversidade de...
tracking img