Medidas de posicois

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Científica
O que é pesquisa? “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”

“Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.”

“A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processoscientíficos.”

“Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.”

Finalidades da Pesquisa – Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista. – Pesquisa aplicada: osconhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna. TIPOS DE PESQUISA Qualquer classificação de pesquisa deve seguir algum critério. Se utilizarmos o objetivo geral como critério, teremos três grupos de pesquisa:  1. Pesquisas Exploratórias  2. Pesquisas Descritivas  3. Pesquisas Explicativas Assim, ao iniciarmos qualquerpesquisa, deveremos primeiro saber qual é o objetivo desta pesquisa. De acordo com esse objetivo, poderemos ter uma pesquisa exploratória, ou uma pesquisa descritiva ou uma pesquisa explicativa.

A PESQUISA EXPLORATÓRIA Explorando novos caminhos e novos espaços!  Tente imaginar que você foi a primeira pessoa a ser convidada para ser o tripulante de uma nave espacial que será lançada ao planetaMarte. Até o presente momento, nenhum ser humano pousou em Marte. Todas as informações de que dispomos sobre o planeta foram enviadas por sondas não tripuladas. Não

sabemos ainda como o ser humano poderá suportar uma viagem tão longa. Levando-se em conta a atual tecnologia de propulsão química, a viagem demoraria cerca de dois anos. Se a nova tecnologia de plasma (que está sendo desenvolvida)ficar operacional nos próximos 20 anos, existe a possibilidade dessa viagem durar 40 dias. De qualquer modo, estamos pisando em terreno novo. Sabemos pouco ou quase nada sobre viagens interplanetárias. Assim, tudo aquilo que pudermos aprender com essa viagem, todas as experiências, todos os dados e informações coletadas são importantes.



Uma pesquisa exploratória é exatamente o que asituação anterior sugere. O objetivo de uma pesquisa exploratória é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido, pouco explorado. Ao final de uma pesquisa exploratória, você conhecerá mais sobre aquele assunto, e estará apto a construir hipóteses. Como qualquer exploração, a pesquisa exploratória depende da intuição do explorador (neste caso, da intuição do pesquisador). Por ser um tipo depesquisa muito específica, quase sempre ela assume a forma de um estudo de caso (GIL, 2008). Como qualquer pesquisa, ela depende também de uma pesquisa bibliográfica, pois mesmo que existam poucas referências sobre o assunto pesquisado, nenhuma pesquisa hoje começa totalmente do zero. Haverá sempre alguma obra, ou entrevista com pessoas que tiveram experiências práticas com problemas semelhantes ouanálise de exemplos análogos que podem estimular a compreensão.

PESQUISA DESCRITIVA  Certa vez duas adolescentes conversavam sobre a experiência do primeiro beijo pelo qual uma das duas havia passado na noite anterior. Elas continuaram conversando, não parecendo se importar (ou sequer tinham notado) que havia pessoas ouvindo a conversa. A riqueza de detalhes que descreviam a situação eraimpressionante. A roupa que ela estava vestindo, a maquiagem, o perfume usado, o local escolhido, a aproximação, a roupa que ele estava usando, como ele a abordou etc. Não cabe neste texto descer ao nível de detalhes deste relato juvenil, e nem é esse o nosso objetivo. Entretanto, o relato dessa experiência demonstra bem o que é uma pesquisa descritiva. Descreve uma experiência, uma situação, um...
tracking img