Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE IBIAI-MG

Alunos: Josemar de Oliveira Santos
Maria Jaqueline Magalhães
Márcia Santos Oliveira
Rosemiro Soares Pereira

IBIAI-MG
2011

Josemar de Oliveira Santos
Márcia Santos Oliveira
Maria Jaqueline Magalhães
RosemiroSoares Pereira

RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE IBIAI-MG

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR –Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: RecursosHidricos,Residuos Solidos,Elaboração eAnalize de Projeto e Conservaçao e Proteção Ambiental, Estatistica.Prof. Rosimeire, Thiago,Luciana,Eliane.

IBIAI-MG
2011ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ____________________________________________________ 1

2. JUSTIFICATIVA ______________ ___________________________2

3. OBJETIVO_______________________________________________3

4.REFERENCIAL TEORICO __________________________________4

5.MATERIAIS E METODO _________¬¬__________________________5

6.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES__________________________6

7.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS__________________________7

1.INTRODUÇÃO

O Rio São Francisco, o Velho Chico, também conhecido como o “rio da integração nacional”, tem sua nascente histórica localizada na Serra da Canastra, no sudoeste do Estado de Minas Gerais. Percorre os territórios de Minas Gerais e Bahia, de sul a norte, e faz a divisa dos estados da Bahia ePernambuco, e de Alagoas e Sergipe, desaguando no Oceano Atlântico, passando pela cidade de IBIAI-MG, ele abastece cerca de 4,300 pessoas sem fala de grandes plantações e a pecuária que existem na região.
Com o passar dos anos e o mau uso dos recursos do rio vem passando por um grande impacto ambiental na suas margens e no seu leito, sem proteção das suas matas ciliares o assoreamento cada diaaumenta mais no nosso velho Chico, os danos causados à mata ciliar podem variar desde a simples retirada de algumas espécies até a total destruição da floresta e mesmo do solo, da água, etc.
Tem situações em que o dano é restrito, a retirada do fator de degradação ou a reintrodução de uma ou outra espécie podem permitir que o ecossistema retorne a sua composição original, Todavia essa não éa situação mais comum, em geral o que ocorre é uma grande destruição do ecossistema. Nestes casos, mesmo com grande esforço e aplicação de recursos, o ecossistema restaurado não é exatamente igual ao original. Com base nos impactos ambientais causado no rio São Francisco na cidade de Ibiai-MG, estamos com estudos e trabalhos elaborados para fazer a recuperação de suas matas ciliares e minimizar oassoreamento que machuca mais e mais o rio em nossa cidade.

01

2. JUSTIFICATIVA

O projeto de recuperação da mata ciliar do rio São Francisco na cidade de IBIAI-MG, visam trazer melhoria para a população e para a preservação ambiental da região e suas espécies de plantas e animais envolvendo toda a fauna e a flora em geral, alem de esta salvando nosso velho Chico que cada diavem sofrendo agressões de varias formas geográficas sem fala da tão comentada transposição que estão fazendo nele para leva água ao semi-árido brasileiro não podemos fazer tudo que e necessário para recupera o rio mas o pouco que podemos fazer com certeza a natureza e o rio agradece.

De acordo com o trabalho individual feito por cada um de nos alunos podemos identificar os impactosambientais que mais esta prejudicando o rio a cidade e seus habitantes, aqui colocamos em gráfico demonstrando quantas pessoas do nosso grupo identificou os problemas ocorridos, sendo que três (3) identificou mata ciliar, duas (2) assoreamento e uma (1) poluição das águas. Abaixo gráfico demonstrativo.

02



De acordo com os problemas apresentado no gráfico colocamos aqui cada um para...
tracking img