Ricardo iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dissertação sobre a peça de Willian Shakespeare – “Ricardo III”

Shakespeare em sua peça Ricardo III retrata a realidade de um rei manipulador e sanguinário, um homem sedento de poder, disposto a qualquer coisa para atingir os seus objetivos, mas não de uma forma aberta, franca e correta.

Ricardo III era filho de Ricardo, Duque de York e Cecily Neville, sendo o irmão mais novo de Eduardo IV,Rei da Inglaterra e de George, Duque de Clarence.

Ele se mostra um profundo conhecedor da natureza humana, e sendo assim, sempre arruma um modo de tirar proveito disso manipulando as pessoas ao seu redor. O mestre do disfarce só revela suas verdadeiras intenções e pensamentos quando está sozinho, ou seja, considera-se a única pessoa capaz de entender aquilo que pré-julga. Ricardo usa os outrospara alcançar seus objetivos, sempre prometendo algo em troca, seja dinheiro ou cargos, mas nunca age diretamente, “sujando suas mãos”. Utiliza-se também da sua aparência física, pouco favorecida, para sensibilizar os outros ao seu redor, fazendo assim que todos acreditem que ele é levado a fazer o mal e a segui-lo.
Ele tem como seu principal objetivo não deixar que sucessores diretos ao tronopossam exercer como direito, quando o rei morrer.

Ao decorrer da trama Ricardo mostra-se um homem obcecado pelo poder, não tendo limites para suas maldades, onde mata seus irmãos, sobrinhos e/ou qualquer um que “atravesse seu caminho”.
Ele mostra-se a todos como um homem bom, e quando questionado sobre todas as suas maldades ele consegue manipular as pessoas de tal forma para que elas fiquem aoseu lado, como aconteceu no caso de Lady Anne, que teve seu marido morto por Ricardo, com um simples gesto Anne mostra-se aceitar os argumentos de Ricardo, quando ele dá sua espada para que ela acabe com sua vida, ela deixa a mesma cair-se ao chão. Ao decorrer da trama Anne casa-se com Ricardo.

A questão da ética e da política pode ser observada claramente na peça. Ricardo mostra-se um homemsem escrúpulos morais, disposto a qualquer coisa pelo trono, não importando quem ele tenha que “passar por cima”, a tragédia do rei trata-se da permanente disputa do poder a qualquer preço (como já dito) e a falta de escrúpulos morais para a conquista e manutenção dele, movido pela sede do poder Ricardo passa a peça toda articulando nas sombras, fazendo o uso de refúgios conhecidos, esconde-se sobo manto da religiosidade, sobriedade, humildade e outros artifícios de valores éticos e morais. Na tragédia política Ricardo III, pode se captar essa ética sendo forjada e desenvolvida, Shakespeare revela que essa ética é um instrumento de poder e proporciona ironicamente que cada um de nós tenhamos um pouco dessa sede de poder. O que pode ser notado ate mesmo na política atual, governantes (assimcomo o Rei Ricardo) passando por cima de qualquer escrúpulo moral para atingir os seus objetivos, deixando escondido quaisquer “artimanhas” feitas para chegar ao local almejado.

Outro tema também discutido na peça é a questão do mando, onde Ricardo mostra-se um tirano, é dito claramente que quem não o obedecer e não aceitar as suas idéias e planos maquiavélicos, será morto, assim comoaconteceu com Lord Hastings e Duque de Buckingham que eram por ele (Ricardo) denominados como seus escudeiros fiéis, e que em certa passagem da trama não concordando com as atitudes cruéis do Rei tirano, são mortos cruelmente.

Nos tempos medievais consideravam-se as bases de um bom governo: ser caridoso para com os pobres que estão abaixo dele e generoso para com os nobres que estão ao seu redor. O queno caso de Ricardo não funcionava, já que era um homem dissimulado que persuadia as pessoas apenas por interesse, e as pessoas que estavam à cima dele, ele apenas envolvia com suas palavras, e suas tentativas de mostrar-se um homem bom, quando na verdade o seu único interesse era tomar o lugar de quem estivesse a cima, no trono real.

Pode se observar também a questão da legitimidade, que...
tracking img