Meio ambiente e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- DESCREVA UMA CADEIA ALIMENTAR:
Em um ecossistema, temos um conjunto vasto de elementos bióticos e abióticos. Ao longo de seu desenvolvimento, os seres vivos necessitam se alimentar periodicamente, a fim de obter energia, e nutrientes responsáveis pelo seu crescimento. Para isso, encontram em outros seres vivos, a fonte de que precisam.
Cadeia alimentar é uma sequencia de seres vivos queservem de alimento uns para os outros, transferindo energia de um nível para o outro. A cada nível trófico, a energia repassada é dissipada pelas atividades vitais de cada ser vivo.
Inicialmente na cadeia alimentar, tem-se os produtores, capazes de sintetizar seu próprio alimento através da luz solar que conseguem captar e utilizar. Logo em seguida, tem-se os consumidores, se alimentam dosprodutores, podendo ser primários (os primeiro consumidores), secundário (se alimentam dos primários e produtores), terciários e assim sucessivamente.
Por fim, têm-se os decompositores, capazes de fazer a decomposição de matérias orgânicas, repondo os nutrientes ao ambiente.

2- Descreva de modo sucinto os ciclos abaixo e qual a importância desse conhecimento?
A) AGUA
O ciclo da água ouciclo hidrológico refere-se ao movimento das moléculas de água ao longo da hidrosfera. Esse movimento se dá basicamente entre a atmosfera, os oceanos, cursos fluviais, reservatórios subterrâneos e plantas. A água presente na superfície terrestre é evaporada (dos oceanos) e devolvida à atmosfera também pela transpiração das plantas. Ao atingir o “nível máximo”, essas moléculas de água condensam-seformando as precipitações que ocorrem em maior parte, nos oceanos.
Quando a água retorna à superfície terrestre, parte é infiltrada no solo, atingindo reservatórios subterrâneos (aquíferos) e parte escoada pelo continente, eventualmente voltando aos oceanos. Além disso, as plantas absorvem boa parte de águas advindas das precipitações devolvendo-as para a atmosfera por meio de evapotranspiração.Estudando o ciclo hidrológico, adquire-se um grande conhecimento sobre a vida no nosso planeta já que a água é vital a todos os seres vivos.
O ser humano influencia diretamente o ciclo da água por meio de suas atividades, como por exemplo, a pavimentação dos solos, a agricultura, o desmatamento, abertura e represamento de rios e outros. Ações como essas, aumentam a precipitação e diminuem acobertura vegetal do solo, deixando-o exposto diretamente as águas das chuvas. Além disso, reduz a recarga dos depósitos subterrâneos de água, desequilibrando assim, o ciclo hidrológico.
B) ROCHAS
As rochas podem ser dividias em 3 grupos diferentes: Ígneas ou Magmáticas, formadas pela solidificação do magma terrestre, metamórficas, formada pelo conjunto das rochas que são originadas datransformação de qualquer outro tipo de rocha, e por fim, as sedimentares que são formadas por resíduos acumulados de outros tipos de rochas, como a areia e a argila.
O ciclo das rochas pode ser entendido como as constantes modificações sofridas pelas rochas fazendo com que um tipo, dê origem a outros tipos distintos. As rochas por estarem expostas à atmosfera passam por muitos processos naturais, porexemplo, o intemperismo que faz com que as rochas percam sua coesão e sejam transportadas para outros locais, transformando-se de rochas magmáticas para sedimentares.
A divisão das rochas, em magmáticas, sedimentares e metamórficas, provem justamente do ciclo pelo qual essas rochas passam, uma vez que transformam-se constantemente, gerando tipos diversos e com características próprias.
C) CARBONO
Ocarbono é o elemento que forma basicamente todo e qualquer tipo de matéria orgânica, sendo possível encontrá-lo na atmosfera (em forma de gás), nos oceanos e em seres vivos. O ciclo do carbono representa basicamente os estágios pelo qual ele passa. O oceano funciona como um reservatório de carbono, realizando trocas gasosas com a atmosfera o tempo todo. O carbono disponível na atmosfera é...
tracking img