Meio ambiente 8na

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio ambiente
o modelo de desenvolvimento da sociedade contemporânea tem provocado impactos ambientais em todo o planeta. O esgotamento de recursos naturais, como petróleo e gás natural, a escassez de água potável, a poluição e o desmatamento são algumas das ctlJ~stõ~.s mais preoQUQ.antê§. Na primeira conferencia internacional ( Conferencia de Estocolmo, Suécia- 1973) reuniu cientistas eambientalistas que alertaram o mundo sobre a degradação do planeta. após a segunda guerra mundial, muitas nações passaram a desenvolver programas de armas nuclear, químicas e biológicas, aumentando o risco de contaminação e degradação ambiental . Nessa conferencia, houver um alerta ao mundo sobre planejamento ambiental, riscos da urbanização desordenada e necessidade de novas energia, menos poluentes.Nessa época, começaram a ser esboçado os primeiros estudos sobre temas como efeito estufa, ilhas de calor ,camada de ozônio, entre outros. Em 1991, o banco mundial criou um braço financeiro exclusivamente voltado para financiamento e pesquisa na área ambiental , o global envolviments facilities(GEF - Fundo Global para o Meio Ambiente).
Um dos erros dessa conferencia foi apontar os paises emdesenvolvimento como os maiores responsáveis pelos problemas ambientais. alem disso, não definiu políticas efetivas para o meio ambiente, pois os paises participantes ficaram dividido entre o bloco capitalista, comandado pelos estados unidos, e o bloco socialista ,liderados pela união soviética.
Em 1982, foi realizada a conferencia de !29-irób~ , no Quênia ( áfrica). Contudo não houver definição deuma política global para o meio ambiente.
Eco-92 (1992 - Rio de Janeiro) as questões ambientais ganharam impulso com a Eco-92, uma conferencia de importantes decisões. Os documentos ratificados durante o evento são utilizados ate hoje como referencia para a discussão das questões ambientais.
Carta da terra: um conjunto de princípios éticos para nortear as nações no que se refere aodesenvolvimento sustentável. Dela constam três documentos:
• Convenção do clima, que tem como propósito reduzi a emissão de poluentes que alteram o clima do planeta.
• Convenção das florestas, que prevê o manejo sustentável desse recursos natural, bem como a eliminação de barreiras comerciais a madeira e a borracha natural produzidas de forma racional, sem prejuízo ao meio ambiente.
• Convenção dabiodiversidade, que prevê a preservação da vida de todos os seres, e não apenas do ser humano, com vista a defender a biodiversidade e o equilíbrio ecológico entre as diferentes espécies. Outro importante documento foi a agenda 21 , um plano de ação ,contendo 40 capítulos, como metas definidas para a melhor das condições ambientais no planeta ,conciliando desenvolvimento econômico, proteção ambientale justiça social. O processo preparatório

para a elaboração do documento durou dois anos e envolveu governos e instituições de 179 países.
Rio + 10 Uohannesburgo, África do Sul - 2002) seu propósito de renovar os compromissos políticos, econômicos e sociais ficou apenas na retórica. O plano de ação não estabeleceu prazos, nem definiu metas. Enunciou compromissos genéricos, açõesvoluntárias e nenhum plano de intervenção global em relação ao modelo de desenvolvimento vigente. A proposta apresentada pelo Brasil, de substituição de matrizes energéticas
poluidoras por fontes renováveis de energia em 10% ate 2010, não emplacou. Como cerca de 80% da energia mundial deriva de combustíveis fosseis, o lobby dos paises árabes,somando á pressão dos estados EUA,barrou a iniciativa. Foi o queocorreu em relação ao Protocolo de Kyoto, em 1997, sobre a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. O governo dos Estados Unidos não aderiu ao tratado. Considerando o tratado internacional de maior importância sobre meio ambiente, tem como principal objetivos reduzir a emissão de gases de efeito estufa ( em particular, o dióxido de carbono - C02) e , dessa forma, diminuir o...
tracking img